«A elevação de S. B. Messines a Vila constituiu um marco na história da localidade. Após diversas tentativas malogradas de promoção da freguesia a concelho, protagonizadas por várias gerações de messinenses, a elevação a Vila a 7 de Março de 1973 constituiu motivo de júbilo de milhares de pessoas e entidades da freguesia.
A 3 de Fevereiro de 1973, o Jornal do Algarve, referia -se num artigo intitulado “ S. B. Messines espera com grande empenho a sua promoção a Vila”, ao contentamento dos messinenses por tão aguardada promoção: “ A aldeia de Messines vive horas de muita alegria ao tomar conhecimento de que a justa pretensão de ser promovida a Vila, apresentada à Câmara Municipal de Silves pela Junta de Freguesia tinha tido o desejado apoio e de que o respectivo processo vai ser enviado ao chefe do Distrito, devidamente informado, afim de ser encaminhado para o ministro do Interior”.
“A Junta de Freguesia de S. B. Messines, interpretando os desejos e anseios dos seus naturais, consciente do alto nível do desenvolvimento sócio- económico, populacional e urbanístico e conhecedora da valiosa actividade da sua população que dinamizou a realização de todo o seu progresso, requereu ao Governo a ascensão da freguesia à categoria de Vila, solicitação que assenta em fundamentos legais e em termos de pura justiça.”
A 2 de Março de 1973 era Promulgado o Decreto n.º 88/73 publicado no Diário do Governo a 7 do mesmo mês e ano, ou seja a Elevação de S. B. Messines a Vila.
O mesmo jornal, na sua edição de 17 de Março de 1973, resumia sumariamente os festejos de elevação a Vila da seguinte forma:
“S. Bartolomeu de Messines assinalou festivamente a sua promoção a Vila e o Aniversário do Nascimento de João de Deus”
“Em S. B. Messines repicaram os sinos e estalaram foguetes ao surgir da notícia de que o Chefe de Estado assinava o Decreto de promoção a Vila da laboriosa localidade.
No largo da igreja juntaram-se milhares de pessoas que se aliaram ao júbilo das entidades locais. Mais tarde formou-se um cortejo automóvel anunciando a boa nova, seguido a pé por numerosos messinenses que cantavam o hino da nova Vila, o qual percorreu todas as ruas, concentrando-se junto ao monumento a João de Deus. O cortejo dirigiu-se depois para o cine- teatro João de Deus, onde decorreu uma sessão, tendo falado o presidente da Junta de Freguesia, Sr. Francisco Vargas Mogo e o dedicado messinense Sr. Teófilo Fontaínhas Neto que enaltecendo as qualidades do povo de Messines tributaram ovações ao Tenente Coronel Jorge Vargas, às autoridades concelhias e distritais e ao Governo que haviam apoiado a Junta de Freguesia para que se materializasse o velho sonho.”


