O Movimento “Pela Campanha de Esterilização de Animais Abandonados” divulgou recentemente um estudo com o número de esterilizações apoiadas pelo ICNF, em 2024, nos Centros de Recolha Oficial dos municípios.
Nos primeiros lugares da tabela, com 1.095 animais esterilizados em 2024, encontra-se o Centro de Recolha de Silves (canil), destacado não só a nível nacional mas também a nível regional, onde é o que tem melhores resultados.
De acordo com o Movimento, cerca de metade das autarquias do continente não faz esterilizações ou fazem-no num número irrisório, “incapaz de sequer controlar o abandono quanto mais de o erradicar”.
Os cálculos indicam que, em dezembro de 2004, existiam, nos canis, mais de 72 mil animais, ao quais, além de terem uma triste vida de clausura, custam às câmaras municipais, “um valor estimado em 110 milhões de euros por ano, ou seja um valor incomensuravelmente superior àquele que o OE25 destinou para apoiar as esterilizações (4 milhões de euros para municípios e associações), com valores por animal que carecem de atualização, e que o Governo se propõe manter em 2026″, segundo o Movimento.
O Movimento pede uma verdadeira campanha de esterilização que disponibilize esse serviço gratuitamente em todos os concelhos do continente e um reforço substancial da verba alocada de forma a reunir as competências privadas, congregadas numa ação nacional de emergência.



