Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Casa Museu da Serra inaugurada em São Marcos da Serra
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Concelho

Casa Museu da Serra inaugurada em São Marcos da Serra

Paula Bravo
Última Atualização: 2025/Out/Ter
Paula Bravo
9 meses atrás
PARTILHE

Entrar na Casa Museu da Serra é uma oportunidade para reviver ou descobrir muitos elementos do passado recente, com objetos do dia a dia que a maior parte das pessoas reconhece, possivelmente da casa dos avós.

Mas a Casa Museu da Serra pretende ser mais do que um museu. Um forno e uma destilaria comunitária ligam o passado ao futuro.

 

A Casa Museu da Serra foi inaugurada pela Junta de Freguesia de São Marcos da Serra no dia 25 de setembro, numa cerimónia que juntou o presidente da Junta, Luís Cabrita e a presidente da Câmara de Silves, Rosa Palma, entre outros autarcas, representantes das forças vivas locais e muitos populares.

Na inauguração da Casa Museu, o presidente da Junta, Luís Cabrita e a presidente da Câmara, Rosa Palma – Foto de Duarte Cabrita

Localizado junto ao Largo da Igreja, na rua que era, há décadas atrás, a entrada principal da aldeia, o edifício tinha, nesse tempo, lugar de destaque na vida comunitária, por ser ali que se encontrava a “Loja das Novidades”.

Quem nos conta a história deste lugar é Esmeralda Ramos, do executivo da Junta de Freguesia de São Marcos da Serra, e o seu presidente, Luís Cabrita, que acompanham o Terra Ruiva numa visita, poucos dias depois da inauguração.

Luís Cabrita e Esmeralda Ramos

 

Falecido o proprietário da loja, na casa ainda residiu uma das suas filhas. Anos mais tarde, o edifício foi adquirido pela Junta de Freguesia, pelo então presidente José Folgado, com o objetivo de vir a servir de casa mortuária. Uma ideia que o novo executivo, dirigido por Luís Cabrita, não prosseguiu, optando pela ideia de criar a Casa Museu da Serra, com objetos do quotidiano.

A possibilidade da Junta de Freguesia apresentar uma candidatura ao PDR 2020, dinamizado pela Associação In Loco, em 2023, no âmbito da dinamização de territórios rurais, abriu a possibilidade da ideia se concretizar. O “mealheiro” que a Junta vinha fazendo há alguns anos, com o objetivo de concretizar esse projeto, permitiu-lhe ter a verba necessária para a sua comparticipação.

Garantido o financiamento para a reabilitação do edifício, seguiu-se o trabalho de recolha de objetos, uma ação que teve grande colaboração da população, como destaca o presidente da Junta. Objetos esses que foram depois limpos e recuperados pelos funcionários da Junta.

A sala de entrada

Agora, as portas do belo edifício abrem-se para uma sala, com a serra a entrar pela janela, onde se encontram expostas essas ofertas, de móveis a objetos. Um dos quartos “de uma das filhas”, diz Esmeralda Ramos, foi decorado com bonitos móveis “ que pertenciam a famílias com posses” e a tradicional cama de ferro.

Neste piso há ainda para ver uma cozinha, onde já se notam uns toques de “modernidade”, nomeadamente nos azulejos… Junto à cozinha, umas escadas levam à “sala do pão”. Mas não é por acaso que esta sala  foi criada.  No quintal existe um forno, destinado ao uso comunitário, no âmbito dos projetos que a Junta quer desenvolver. Em breve, será não só possível utilizar este forno comunitário, como também a destilaria, instalada no antigo espaço da Loja das Novidades.

A ampla sala, diz Luís Cabrita, tem também condições para fazer alguns eventos e workshops que a Junta pretende dinamizar.

Por agora, quem quiser visitar a Casa Museu da Serra deve dirigir-se à Junta de Freguesia de São Marcos da Serra, a poucos metros de distância. Mais tarde, a Casa Museu ficará ligada à rede de museus concelhia e passará a ter um funcionário, para garantir a abertura do espaço a locais e a turistas.

A integração da freguesia na rota da Via Algarviana e no Geoparque Algarvensis são dois factores que podem dinamizar as visitas turísticas a São Marcos da Serra, que vai notando um número crescente de turistas e de novos residentes e a Casa Museu da Serra assume-se como ponto obrigatório de passagem e de visita.

 

(Nota: Esta reportagem foi realizada no dia 29 de setembro, antes das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025.)

Total Views: 2
Corte de energia elétrica em Alcantarilha
Cento de Reprodução do Lince Ibérico, em Silves, procura voluntários
Corte de água em Armação de Pêra
Município de Silves inaugura parque urbano em Armação de Pêra
PJ investiga morte suspeita de idosa, na zona do Algoz
TAGGED:Associação In LocoCâmara Municipal de SilvesCasa Museu da SerraEsmeralda RamosJunta de Freguesia de São Marcos da SerraLuís CabritaRosa PalmaSão Marcos da Serra
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
PorPaula Bravo
Natural de S. Bartolomeu de Messines, nascida em 1963. Licenciada em Comunicação Social. Desde 1986, trabalhou em vários órgãos de comunicação nacionais e regionais. Dirigente associativa. Fundadora e diretora do Terra Ruiva desde abril de 2000.
Artigo Anterior Ciclo de Concertos Poéticos em Alcantarilha homenageia Nuno Júdice
Próximo Artigo Proprietário da Fábrica do Inglês divulga o projeto de reabilitação, em mensagem pública
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Torneios de Voleibol de Praia em Armação de Pêra
Desporto
14º Gym Fest em Messines
Desporto
Interrail Poético Tunes 2026 – Encontro de poesia dedicado à palavra e à memória da aldeia
Cultura Sociedade
Santos Populares em Alcantarilha
Lazer Sociedade
Ciclo de Teatro ao Ar Livre 2026 percorre as freguesias do concelho de Silves
Cultura Sociedade

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?