Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Carlos Osório
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Duas tartarugas reabilitadas no Porto d’Abrigo do Zoomarine regressaram ao mar com o apoio da Marinha Portuguesa
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Ambiente & CiênciaSociedade

Duas tartarugas reabilitadas no Porto d’Abrigo do Zoomarine regressaram ao mar com o apoio da Marinha Portuguesa

Terra Ruiva
Última Atualização: 2024/Out/Qui
Terra Ruiva
2 anos atrás
PARTILHE

Duas tartarugas marinhas da espécie Caretta caretta (tartaruga-comum), Maya e Vega, foram devolvidas ao mar  ontem, dia 23 de outubro, a partir do Porto Comercial de Portimão.

Esta ação, realizada pelo Porto d’Abrigo do Zoomarine, contou com o apoio da Marinha Portuguesa e sublinha o compromisso contínuo da instituição com a conservação e reabilitação de espécies marinhas.

Maya, resgatada a 23 de novembro de 2023, na costa da Irlanda, chegou ao Zoomarine em agosto de 2024 após um período de reabilitação no Dingle Oceanworld Aquarium, na Irlanda, face a um quadro de desidratação e hipotermia. A transferência para o Zoomarine teve como objetivo garantir que pudesse ser devolvida em águas mais temperadas. Após a viagem e assegurando mais um período de recuperação, a tartaruga foi hoje devolvida ao mar, acompanhada de um transmissor de satélite que permitirá monitorizar o seu percurso e comportamento nos próximos tempos.

Vega, resgatada a 22 de setembro de 2024 pela AIMM (Associação para a Investigação do Meio Marinho), foi encontrada ao largo de Albufeira com uma flutuação anormal e em estado prostrado. Após semanas de cuidados no Porto d’Abrigo do Zoomarine, onde recuperou completamente a sua capacidade de mergulho, regressou ao mar.

Para Antonieta Nunes, enfermeira veterinária responsável do Porto d’Abrigo do Zoomarine, esta devolução é mais um exemplo do impacto positivo do trabalho contínuo da equipa: “é extremamente gratificante ver os resultados do nosso esforço na preservação das espécies marinhas. O nosso compromisso é garantir que cada animal que passa pelo Porto d’Abrigo tem a oportunidade de recuperar e regressar ao seu habitat natural. A Maya e a Vega são testemunhos do sucesso deste trabalho, e cada devolução reforça o nosso propósito de proteger e conservar a vida marinha.”

Ambas as tartarugas têm microchips, que permitirão a sua identificação caso sejam observadas no futuro.

Esta devolução ao mar reforça o papel crucial do Porto d’Abrigo do Zoomarine na reabilitação de espécies marinhas, e conta com a colaboração de parceiros como a AIMM, o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha Portuguesa, que têm sido essenciais para o sucesso de cada reabilitação e devolução. Estes esforços conjuntos permitem não só salvar animais em perigo, através da rápida identificação de situações de risco e da sua reabilitação imediata, como também contribuem significativamente para a conservação da biodiversidade marinha.

Com instalações avançadas e uma equipa dedicada, o Porto d’Abrigo tem conseguido reabilitar centenas de espécimens, reforçando o seu papel na preservação da vida marinha.

Fonte: Zoomarine

Total Views: 0
Histórias dos Corticeiros de Silves – um encontro para desarquivar, partilhar e conversar
Festa das Tradições e Festival de Folclore em Messines
IEFP abre candidaturas para cursos de Aprendizagem+ destinados a jovens com o 12.º ano
Associação de Dança Stam conquista quatro títulos e apuramento para final internacional na Bélgica
NOVAE- Festival Internacional de Moda, Arte e Natureza em Silves
TAGGED:Marinha PortuguesaPorto d’Abrigo do ZoomarinetartarugasZoomarine
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior Ciclo de Fotografia em Messines recebe o astrofotógrafo Miguel Claro e o fotógrafo Nuno Borges
Próximo Artigo Histórias para pais e filhos na Biblioteca Municipal de Silves
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

III Open de Xadrez em Messines
Desporto
Requalificada a zona envolvente ao Cemitério de Silves
Concelho
Política Municipal da Água: planear, prevenir e investir
Opinião
4º Passeio de Ciclomotores em Silves
Desporto
Corte de água no Quintão e Vale do Olival, em Armação de Pêra
Concelho

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?