A Associação de Estudos Defesa do Património Histórico-Cultural de Silves, em colaboração com o Centro de Estudos Luso-Árabes (CELAS) e em parceria com a Editora Arandis, vai apresentar, no próximo sábado, 14 de setembro, pelas 17h, na Casa da Cultura Luso-Árabe, a reedição do livro “Cavalgada de Sonho”, de Julião Quintinha.
Esta obra, lançada inicialmente em 1924 e considerada uma das obras primas do notável escritor e jornalista silvense, nunca tinha sido reeditada.
A apresentação estará a cargo da professora e historiadora Maria João Raminhos Duarte, “que prefaciou a obra com um texto crítico e analítico que traz novas e importantes revelações sobre a figura e pensamento de Julião Quintinha.”
A reedição de “Cavalgada do Sonho” integra-se num projeto da Associação do Património que visa a reabilitação do legado de Julião Quintinha, “cuja vasta obra, apesar do seu reconhecido mérito, foi sendo, infelizmente, esquecida”.
Desse projeto faz parte a reedição das suas obras , o que tem estado a ser feito, progressivamente. Em 2001 foram publicados os seus primeiros contos (novelas), “Vizinhos do Mar”, por ocasião do centenário da sua primeira edição, de 1921. Seguiu-se-lhe “Terras do Fogo” (1923-2023). Nessa sequência, surge, agora, “Cavalgada do Sonho”.
O evento é apoiado pela Câmara Municipal de Silves, Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves, Editora Arandis e Grafissul.