IPMA confirma que foi um tornado que atingiu o concelho de Silves

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirma que foi mesmo um tornado que, no passado dia 28 de março atingiu o concelho de Silves, com incidência na freguesia de São Bartolomeu de Messines.

Segundo o IPMA, nesse dia, “foi reportado um episódio de vento forte em Benaciate, freguesia de São Bartolomeu de Messines, concelho de Silves”, uma ocorrência que, mais tarde, o instituto confirmou que  “esteve associada a um tornado”.

“Este terá começado, pelas 1hh07, sobre o mar, nas proximidades de Lagoa”. “Com uma advecção de 22,5 m/s (81 km/h) na direção es-nordeste, pelas 17h27 situava-se próximo do local de onde foi reportada a ocorrência e dez minutos mais tarde já se encontrava após a autoestrada A2”, informa o IPMA.

Foto de Vítor Rodrigues

Na zona de maior incidência, o referido tornado  destruiu duas casas prefabricadas, deixando duas pessoas desalojadas, e atingiu várias outras à sua passagem, embora com menores estragos. Foram também reportados casos de destruição e queda de árvores, incluindo na cidade de Silves e arredores, bem como a queda de postes de telecomunicações e de energia. Segundo o IPMA, este tornado terá atingido 119 a 148 quilómetros por hora.

Na manhã do mesmo dia, foi também registado um tornado no rio Tejo, junto a Lisboa, numa altura em que o país estava sob a influência de depressão Nelson.

Veja Também

Abertas inscrições para o Festival da Caldeirada e do Mar, em Armação de Pêra

O Município de Silves volta a promover o Festival da Caldeirada e do Mar, que …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *