Terá lugar, no dia 27 de janeiro, pelas 18 horas, o curso “Fisioterapia para animais: fundamentos, efeitos e possibilidades”, na Woofland by Iron Dog, no MAR Shopping Algarve, Loulé.
“Nesta formação serão trabalhados conceitos básicos da fisioterapia aplicada a animais, bem como conselhos práticos a aplicar em situações de urgência ou do quotidiano. Questões como o que é a fisioterapia? Em que situações é indicada? Quais os benefícios que pode trazer? Quais são os vários tratamentos possíveis? E diversos casos-estudo serão analisados.
O objetivo deste workshop é que o proprietário do animal consiga antecipar e evitar problemas de saúde no seu animal, e aprender a aplicar algumas técnicas que o ajudem a melhorar a sua qualidade de vida no geral”, explica a organização.
A formadora, Irmela Kuhn, de 50 anos, nasceu em Augsburg, no Sul da Alemanha, realizou os seus estudos em Enfermagem Veterinária (1989 – 1991) e qualificou-se enquanto técnica de Raio-X (1997).
Entre 2007-2010, Irmela completou a sua formação tirando Fisioterapia na Akademie für Tierphysiotherapie GBR. Vive em Portugal desde 2002 e trabalha como enfermeira veterinária numa clínica de pequenos animais desde 2006. Adicionalmente, Irmela tem o Curso de Terapia Manual em cavalos e utilização de sanguessugas para fins terapêuticos em cães e cavalos. Irmela tem ajudado, em Barão de São Miguel, concelho de Lagos, dezenas de animais. De cães a burros, cavalos e até gatos, Irmela trata problemas comuns normalmente relacionados com a idade avançadas como artroses, espondiloses ou hérnias, ou ainda problemas musculares relacionados sobretudo com ligamentos, com recuso a massagens, terapias manuais, ultrassons ou eletroterapia, além de diversas ações preventivas.
Na opinião de Irmela, a fisioterapia aplicada a animais ainda é um campo bastante recente em Portugal embora já bastante desenvolvido em vários outros países.
“Infelizmente, a maioria das pessoas não tem a força de vontade, conhecimento ou o poder económico para providenciar este tipo de tratamentos ao seu animal. Ou simplesmente são preguiçosas e preferem recorrer ao uso de fármacos”. Contudo, apesar de “a realidade ter mudado muito nos últimos anos”, a maior parte dos clientes de Irmela ainda são estrangeiros, no entanto, Irmela espera que através deste curso seja possível chegar a ainda mais pessoas para que estas possam se possam munir de conhecimentos para ajudarem ainda mais os seus próprios animais.
Esta formação tem um custo de 30 euros e a inscrição pode ser feita através do link https://forms.gle/YgqCdet4737S3XKw7 .
Para mais informações pode contactar a Woofland by Iron Dog através do 967774211 ou pelo endereço eletrónico centrowoofland@gmail.com







