O Conselho de Ministros aprovou hoje, dia 23 de novembro de 2023, a criação do Parque Natural Marinho do Algarve – Pedra do Valado.
“Foi aprovada a resolução que cria o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado, de âmbito nacional, que consiste na área marinha da costa de Albufeira, Lagoa e Silves, com uma área total de aproximadamente 156 km2”, pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros.
Esta aprovação era aguardada há alguns meses, depois da proposta de classificação ter sido aprovada no início do mês de junho.
O Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado é a zona de pesca mais importante no Algarve, um lugar único pela quantidade de espécies piscícolas que ali existem, algumas delas novas para a ciência.
A aprovação desta reserva tem sido contestada por algumas associações de pescadores do sotavento algarvio mas é considerada pelos promotores – CCMAR, Fundação Oceano Azul e municípios de Silves, Lagoa e Albufeira – como essencial para preservar a “maternidade” que existe junto à Pedra do Valado, ao largo de Armação de Pêra. Uma localização geográfica que motivou a Câmara Municipal de Silves a dar o passo inicial, com a proposta de criação da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário de Armação de Pêra que depois se expandiu aos municípios vizinhos, dando origem ao Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado.



