1º Algarve Diecast em Messines – o mundo das miniaturas em exposição

A primeira edição do Algarve Diecast, um encontro de colecionadores de miniaturas auto, irá ter lugar na freguesia de São Bartolomeu de Messines, no dia 9 de dezembro.

O encontro irá decorrer na sede da ARCA (Associação Recreativa e Cultural da Amorosa) das 10h às 18h.

Segundo a organização, neste espaço da ARCA, haverá pontos de venda de miniaturas, mas também “exposição, partilha e convívio entre colecionadores”.

A ideia da realização deste encontro surgiu de um grupo de amigos de vários pontos do Algarve que colecionam miniaturas auto. Depois da ideia tomar forma, o facto de em São Bartolomeu de Messines existir um pequeno grupo de colecionadores, fez com que decidissem procurar um espaço para receber este evento, o primeiro do género a ser realizado no Algarve, já que geralmente ocorrem no Norte do País,  como contou Nuno Luz, ao Terra Ruiva.

De salientar que um encontro deste género é o primeiro a ser realizado no Algarve, e “o nosso único objetivo será promover o colecionismo de miniaturas”, afirma a organização. Até ao momento, a inscrição de participantes está a ser muito positiva, estando confirmada a presença de alguns dos principais colecionadores do país.

Haverá também um concurso de customização, na “Categoria Pintura, Decalques, Roda escala- 1/64” na “Categoria Modificação – escala 1/62”, na “Categoria Sets/ Diorama – escala livre” e “Escolha do Público”. Nesta última categoria, o vencedor é escolhido através da votação do público efetuada na página do evento no Facebook, na qual a organização promete revelar mais novidades.

As miniaturas a concurso podem ser enviadas por correio até ao dia 30 de novembro, ou serem entregues presencialmente no dia do encontro.

De referir que este evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves e da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines.

Para quem não se encontra familiarizado com esta temática, recorrendo à Wikipédia fica-se a saber que “Diecast é o nome popularmente atribuído a modelos de carrinhos em miniatura fabricados nas mais variadas escalas de metal injetado. O nome é derivado do processo de produção por fundição injetada, também conhecido como die casting.”

Brinquedos em miniatura feitos em metal injetado são há anos oferecidos em coleções por grandes marcas que produzem modelos de automóveis, motocicletas, veículos militares, aviões, soldados em escala.

As medidas usadas nestes modelos são bastante variadas, mas costumeiramente alguns padrões, como 1/18, 1/24, 1/43 e 1/64 são mais habituais no mercado.

 

Veja Também

Feira de Arte Internacional com mais de 100 artistas em Silves

O Município de Silves vai acolher a 1ª Edição da Feira de Arte Internacional VISION …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *