Uma concentração contra a poluição em Silves está marcada para quarta-feira, dia 14 de setembro, das 13h30 às 14h30, frente à Câmara Municipal.
O protesto é convocado pelos “Vizinhos da Fábrica” da Amorim, e irá realizar-se enquanto decorre uma reunião na Câmara Municipal de Silves.
Este encontro, organizado pela autarquia, irá juntar representantes da CCDR Algarve, Grupo Pestana, Corticeira Amorim e “Vizinhos da Fábrica” e destina-se a tentar resolver a situação de poluição que a fábrica de cortiça é acusada de ser a responsável.
“Pelo direito a respirar ar limpo, num ambiente sossegado e seguro” , é a exigência dos moradores que se queixam da emissão de fumos que “causam problemas respiratórios, dores de garganta e cheiro terrível”, além de “ruído contínuo dia e noite.”

Na sequência das queixas dos “Vizinhos da Fábrica” desde novembro do ano passado que decorrem reuniões, por iniciativa da Câmara Municipal de Silves, para esclarecer a natureza e causas da alegada poluição provocada pelos fumos da Unidade Fabril da Amorim, em Vale de Lama, nos arredores da cidade de Silves, que pontualmente também é “apanhada” pelo fumo proveniente da fábrica.
Segundo os queixosos, as nuvens de fumo que saem das chaminés da corticeira Amorim, não contém apenas vapor de água, que forma nuvens brancas que se evaporam, ao contrário deste fumo espesso, escuro, com partículas que ficam suspensas. “Em resultado de pesquisa, foi possível identificar que as micropartículas, que vão junto ao vapor de água, trata-se de suberina” (um composto que está presente em todas as plantas, mas é na casca dos sobreiros que se encontra em maior quantidade e em estado mais puro)”, afirmam.
Esta situação resultará da deterioração de um equipamento avariado, desde 2019, e /ou falta de limpeza dos filtros das chaminés, o que origina os fumos escuros que prejudicam não só os moradores locais, como as atividades no campo de golfe do Grupo Pestana, ali próximo, os condutores que por aqui circulam e inclusive moradores em determinadas zonas da cidade, quando o vento sopra nessa direção.


