A Câmara Municipal de Silves informa que o Centro Municipal de Vacinação COVID-19 (CMVC) de Silves reabriu, para administrar a vacinação contra a Gripe e COVID19 Outono-Inverno.
O Centro Municipal de Vacinação, localizado na FISSUL, funciona à terça, quarta e sexta-feira entre as 14h00 às 18h00 e ao sábado entre as 9h00 às 17h00.
Segundo a autarquia, esta reabertura resulta do início da vacinação contra Gripe e Covid-19 Outono-Inverno de 2022/2023, “possibilitando que a população beneficie de um espaço com maior extensão de laboração, facilitando, por sua vez toda a logística inerente ao processo.”
O Centro Municipal de Vacinação opera num processo articulado entre o Município de Silves, a Administração Regional de Saúde (ARS), o Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento (ACES/Barlavento) e a Unidade Local de Saúde (ULS).
Vacinação simultânea
A campanha de vacinação sazonal que decorrerá simultaneamente para a Covid-19 e para a gripe decorre a partir do dia 7 de setembro, nos centros de saúde, centros de vacinação, lares de idosos e nas residências das pessoas acamadas, informou a DGS.
A campanha será dirigida a cerca de três milhões de pessoas e tem um período previsto de 100 dias, prevendo-se que termine a 17 de dezembro, dado que se estima que seja possível vacinar 280 mil pessoas por semana. Nesta campanha de vacinação serão usadas as vacinas adaptadas contra a Covid-19, contendo a estirpe original e a variante Ómicron, que foram há dias aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos.
Na primeira fase da vacinação serão abrangidas as pessoas com 80 ou mais anos de idade e as pessoas com comorbilidades.
A DGS recomenda a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 60 ou mais anos de idade; residentes e profissionais em estabelecimentos residenciais para idosos e na Rede Nacional de Cuidados Continuados; pessoas com 12 ou mais anos de idade com patologias de risco, definidas numa norma; grávidas com 18 ou mais anos de idade com doenças também já definidas; e profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados;
Quem tem o esquema vacinal completo, levará a a vacina sazonal com pelo menos três meses de intervalo desde a última dose ou infeção. Para quem não tem o primeiro esquema vacinal completo, as únicas vacinas aprovadas são as originais.
Quanto à campanha de vacinação gratuita contra a gripe, esta é dirigida a pessoas com 65 ou mais anos de idade; residentes e profissionais em estabelecimentos residenciais para idosos e na Rede Nacional de Cuidados Continuados; pessoas a partir dos seis meses de idade com patologias de risco, definidas numa norma; grávidas, sem limite de idade; profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.


