Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: 1º Encontro de Presidentes de Assembleia Municipal do Algarve debate transição digital
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
PolíticaSociedade

1º Encontro de Presidentes de Assembleia Municipal do Algarve debate transição digital

Terra Ruiva
Última Atualização: 2022/Jul/Sex
Terra Ruiva
4 anos atrás
PARTILHE

Promover a abordagem do e-Planeamento para a Transição Digital, no apoio aos municípios e às suas instituições, em benefício dos cidadãos, foi um dos temas em destaque, naquele que foi 1º Encontro de Presidentes de Assembleia Municipal do Algarve, que juntou em Monchique autarcas de toda a região sul, e contou com a presença da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) e do Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para uma Democracia Participativa (CITIDEP).

A Assembleia Municipal de Silves esteve representada pela 1ª secretária da Mesa, Fátima Matos, eleita pelo PS.

Segundo o professor Pedro Ferraz de Abreu, presidente da CITIDEP, este foi um encontro que acabou por marcar “o início da concretização do projeto “Volta e-Planning a Portugal”, centrada no Poder Local, para compilar uma real caracterização dos sérios problemas de exclusão e desigualdade, mas também das práticas de sucesso”.

Segundo a informação divulgada, o 1º Encontro de Presidentes de Assembleia Municipal do Algarve, realizado em Monchique, colocou em foco a questão da Transição Digital, como forma de desenvolver a inclusão, coesão e, sobretudo, o empoderamento democrático dos cidadãos. Para Carlos Correia de Almeida, presidente da Assembleia Municipal de Monchique e vice presidente da ANAM, “apesar de há muito se falar da transição digital, um tema que alcançou especial relevo com a pandemia, é fundamental que exista um real e-Planeamento para que essa transição digital garanta uma verdadeira inclusão digital e social, para pessoas e territórios”.

O autarca de Monchique considera que, na área de Governação, o e-Planning “configura uma série de ganhos relacionados com uma maior eficiência, uma maior capacidade de resposta e uma maior proximidade aos cidadãos, assim como uma maior capacitação dos mesmos”. Já na área da cidadania o e-Planning acaba por “contribuir para a formação de cidadãos mais informados, participativos, críticos e responsáveis, criando, assim um caminho para uma renovada cultura humanista”.

 Para Albino Almeida, presidente da ANAM “a transição digital, para ser eficiente, tem que chegar a todas as comunidades, a todos os territórios, a todas as pessoas, pois só assim se conseguirão bons resultados em várias áreas da nossa democracia, nomeadamente em termos de participação”. “A “palavra de ordem” terá de ser, em cada etapa da transição digital, “ninguém, absolutamente ninguém, pode ficar para trás!””, acrescenta o Presidente da Associação que possui uma forte presença na região do Algarve.

A ANAM integra desde 2020 o “e-Planning Consortium”, o qual tem como objetivo promover a colaboração entre instituições para apoio à sociedade e aos cidadãos, por via do conhecimento científico, tecnológico e humanista, tendo, ainda, estabelecido em 2021 um protocolo com o Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para uma Democracia Participativa (CITIDEP), com vista a criar sinergias de cooperação ao nível do poder local.

Para além do debate relacionado com as estratégias de e-Planning, a ANAM, no âmbito da sua estratégia de proximidade com eleitos locais (ANAM em Diálogo), promoveu uma troca de opiniões e de diferentes realidades, colocando em evidência o papel da Associação, enquanto uma importante rede de contactos de eleitos locais que, preservando sempre a autonomia do poder local, partilham as mesmas preocupações.

 

 

 

Total Views: 0
VIII Mostra de Papas de Milho em Silves
Chapéus de sol podem ficar em frente às concessões
Espetáculo de teatro infantil “Pinóquio, o Musical”, em Silves
João Só é o próximo convidado do Lado B, em Silves
Mialves apresenta espetáculo de magia em Messines
TAGGED:Assembleia MunicipalAssociação Nacional de Assembleias MunicipaisCITIDEPencontroFátima Matostransição digital
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior Cruz Vermelha organiza rastreio em Silves
Próximo Artigo Aviso à População para risco de incêndio – Silves em Risco Máximo
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Câmara Municipal de Silves está a contratar
Economia Economia & Emprego Emprego
Torneio Internacional de Xadrez já decorre em Silves, aberto ao público
Desporto
Dia Internacional da Tiroide – Até um milhão de portugueses podem ser afetados por doenças da tiroide
Saúde & Bem Estar Vida
Concelho de Silves em alerta máximo para perigo de incêndio rural
Concelho
Dois sismos registados ontem no Algarve
Algarve

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?