Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Julião Quintinha reeditado em Silves, 100 anos depois
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Terra Ruiva > Sociedade > Cultura > Julião Quintinha reeditado em Silves, 100 anos depois
CulturaSociedade

Julião Quintinha reeditado em Silves, 100 anos depois

Terra Ruiva
Última Atualização: 2022/Mai/Sáb
Terra Ruiva
3 anos atrás
Partilhe
PARTILHE

“Vizinhos do Mar”, a obra de Julião Quintinha, uma das figuras mais ilustres de Silves, foi reeditada pelo seu centenário, pela Associação de Estudos e Defesa do Património Histórico-Cultural do Concelho de Silves.

A obra foi apresentada no dia 9 de abril, na Casa da Cultura, com a presença de João Vasco Reis, responsável pela compilação dos textos, Nuno Campos Inácio, responsável da editora Arandis e Luísa Conduto Luís, vice-presidente da Câmara de Silves, entidade que apoiou a publicação.

No local, a Associação de Defesa do Património, que em 2020 celebrou 40 anos de uma frutuosa existência, apresentou uma exposição, lembrando o seu papel pioneiro quando foi criada, em 1980, organizando concertos, jornadas temáticas e editando o boletim “O Mirante” que em breve voltará a ser publicado, como foi anunciado.

Coube a João Vasco Reis fazer a apresentação da obra de Julião Quintinha, que “foi considerada uma das obras primas da literatura do seu tempo”, sendo um “livro de novelas, com episódios e histórias da alma algarvia”. Quanto ao seu autor, que “fez parte de uma geração que fez muito por Silves”, foi apresentado como “um pensador de futuro” e “um dos vultos mais altos da nossa literatura e do jornalismo” mas que “acabou esquecido” na sua própria cidade natal. Situação que a Associação pretende corrigir com a reedição desta e de outras obras de Julião Quintinha, cumprindo assim um desejo antigo de dar a conhecer aos silvenses este seu ilustre conterrâneo, pelo que “está em preparação a reedição de Terras do Fogo”, em 2023, se for possível.

Para a reedição de “Vizinhos do Mar”, João Vasco Reis explicou que os critérios seguiram “o mais fiel possível a obra original” na sua 3ª edição, de 1929, incluindo 19 novelas. Foram recriadas as capas originais, da autoria do famoso pintor silvense Bernardo Marques, por Leonor Reis. No final foi acrescentado um apêndice e críticas literárias à obra.

 

Julião Quintinha

Entre os nomes que, no século XX, se destacaram em Silves, o de Julião Quintinha é, indubitavelmente, um dos maiores, E, principalmente, entre os “esquecidos”. Fez parte de uma geração duradoura onde, através do jornalismo, da investigação, da intervenção cívica, da crónica, da ficção, e não só, pertenceu ao grupo de alguns, poucos, que no seu labor fizeram muito por Silves e pelo Algarve, no pensamento, na cultura – na literatura e nas artes em geral – na comunicação social em particular, mas também no sindicalismo e mesmo na política.

Julião Quintinha nasceu em Silves, no dia 19 de Dezembro de 1885. E em Silves iniciou a sua vida profissional, segundo uns como jovem operário, de acordo com outros como aprendiz de alfaiate. Mas muito cedo começou a mostrar os seus dotes no campo de jornalismo, tanto assim que em 1908 iniciou a sua colaboração no Notícias de Silves. Em 1910 juntamente com Henrique Martins fundou o jornal silvense Alma Algarvia, órgão de comunicação de grande relevo – e ousadia – à época. A partir daí, e durante décadas, escreveu em jornais e revistas sedeadas no concelho de Silves e noutros, como foram os casos de Chelb, O Messinense, O Povo de Silves, Vibração, A Rajada, Actividades do Concelho de Silves, Notícias do Algarve, Folha de Alte e Voz do Sul.

Apaixonado pelo seu Algarve e quantas vezes revoltado com o desprezo com que a Província era tratada no panorama político nacional, não deixou de tornar públicas as suas preocupações.

Homem de pensamento, amante das artes, activo na sociedade, na cultura e na política, fez teatro, reorganizou as comissões políticas locais do Partido Republicano Português, foi administrador dos concelhos de Silves e Portimão entre 1912 e 1914, foi chefe da Secretaria da Câmara Municipal de Silves entre 1914 e 1920.

No alvor da década de vinte, tendo sido nomeado inspector da Companhia de Seguros Latina, em Lisboa, deixou o Algarve. Em Lisboa ingressou no jornalismo profissional. Foi editor da revista Seara Nova e subchefe de redacção do jornal República; fundou, com Pinto Quartim, o Actualidades; escreveu e colaborou em jornais como o ABC, Diário da Tarde, Diário do Alentejo, Diário Liberal, Diário Popular, Diabo, Revista Contemporânea, Cultura, Europa, Ilustração Portuguesa, Jornal da Europa, Mala da Europa, Novela, Revista, Turismo e O Século. Colaborou ainda em jornais de Moçambique e do Brasil.

Foi presidente e director do Sindicato dos Profissionais da Imprensa de Lisboa e da sua Caixa de Previdência.

Incansável escritor, em diversas áreas, nomeadamente como ficcionista, repórter, cronista e investigador, teve o elogio dos mais conceituados críticos da época. Entre ensaios, teses, estudos literários, novelas, romances, crónicas de viagem, reportagens, teatro, estudos biográficos, divulgação histórica e cultura, legou-nos um vastíssimo património literário e cultural. Julião Quintinha faleceu em Lisboa no dia 24 de Julho de 1968 depois de uma vida dedicada à imprensa, à literatura, à cultura e à sociedade.

 

(Biografia de João Vasco Reis (adaptada))

Duarte Mariano apresenta o seu livro “O Triste”, em Messines
DGARTES coloca em diálogo autarcas, programadores, artistas e investigadores
Tomada de posse da Câmara e Assembleia Municipal de Silves
O céu de novembro de 2025: com uma super Lua Cheia e chuvas de estrelas
9.ª Edição do Jazz nas Adegas com 22 sessões de música, vinho & tapas
TAGGED:apresentação de livroAssociação de Estudos e Defesa do Património Histórico-Cultural de SilvesJoão Vasco ReisJulião QuintinhaLuísa Conduto LuísNuno Campos InácioreediçãoVizinhos do Mar
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior Jovem colhido por comboio em Alcantarilha-Gare
Próximo Artigo Horóscopo Semanal, por Maria Helena
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Yoga para Todos – Simples mas com muitos benefícios
Desporto
Algar e a Entreajuda promovem campanha solidária de angariação de roupas e brinquedos
Pessoas Vida
Corte de água em Armação de Pêra
Concelho
Mais uma edição da Subida Impossível, em Silves
Desporto
GNR leva a cabo operação “Moto V”, em todo o país
Concelho

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?