Concelho de Silves tem duas praias acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida

Duas das 46 “praias acessíveis” no Algarve estão localizadas no concelho de Silves, em Pêra e Armação de Pêra.
Neste ano em que Portugal tem um total de 223 praias que “asseguram condições de acessibilidade, segurança, conforto, autonomia e independência às pessoas com mobilidade condicionada”, as praias de Armação de Pêra – Barcos/Nascente e Praia Grande /Poente integram essa lista.
Na praia de Armação de Pêra, além dos acessos próprios, destaca-se a existência de uma cadeira anfíbia, que permite os banhos no mar a pessoas com mobilidade reduzida.
A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) que adianta que, em 2021, houve uma subida (mais 22) no número de praias galardoadas pelo programa “Praia Acessível- Praia para Todos!”, incluindo 49 zonas balneares fluviais ou lacustres (lagos) e 175 marítimas, sendo 18 nos Açores, oito na Madeira e as restantes no continente.

O programa Praia Acessível – Praia para Todos! existe desde 2005 com o objetivo de cumprir a legislação nacional sobre acessibilidades e a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada por Portugal em 2009.
“Visa que cada vez mais praias portuguesas passem a assegurar condições de acessibilidade e de serviços que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto, independência e a maior autonomia possível, por todas as pessoas que as desejem visitar, independentemente da sua idade e de possíveis dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que, transitória ou permanentemente, condicionem a sua mobilidade”, acrescenta o INR.

O galardão das praias acessíveis é atribuído anualmente pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal.

Veja Também

Cinema Drive-In regressa ao AlgarveShopping

O AlgarveShopping tem uma sugestão para os próximos finais de semana: sessões de cinema gratuitas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *