Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Este ano, Portugal é o destino de eleição dos portugueses
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
EconomiaEconomia & Emprego

Este ano, Portugal é o destino de eleição dos portugueses

Terra Ruiva
Última Atualização: 2021/Jun/Qui
Terra Ruiva
5 anos atrás
PARTILHE

Cerca de 62% dos portugueses têm planos para viajar durante os meses de verão e 46% escolhe Portugal como destino de eleição para fazer férias.

São dados revelados pelo 20.º Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance, realizado em parceria com a IPSOS e que pretende oferecer uma perspetiva global dos planos de férias em diversos países, de forma a avaliar o impacto da pandemia de Covid-19 no panorama mundial das viagens.

O mesmo estudo revela ainda que, no estrangeiro, Espanha (18%) é o destino eleito pelos cidadãos portugueses neste verão, seguindo-se França (9%) e Itália (5%). Segundo o Barómetro, apenas 26% dos portugueses já reservou as suas férias ou parte delas, uma tendência que está em linha com a maioria dos países em análise. Por outro lado, Portugal é o destino de preferência dos espanhóis.

A higienização dos meios de transporte (56%) e o acesso a informação relacionada com a Covid-19 no destino de férias escolhido (47%), assim como um teste negativo ao vírus antes de viajar (46%) são algumas das condições mais valorizadas pelos portugueses para decidirem o local de férias deste verão.
Depois dos vários meses de confinamento e apesar dos locais perto do mar serem os mais requisitados pelos turistas europeus (58%), os viajantes inquiridos mostram uma cada vez maior preferência por férias em locais isolados e pautados pela natureza, fora das grandes cidades e que lhes permitam passar tempo perto de familiares e amigos. Tal como é o caso de Portugal, França, Bélgica, Espanha e Reino Unido, onde existe um maior interesse em fazer férias no campo.
Em função da tendência atual em fazer férias em zonas rurais, o orçamento médio dos europeus desceu 21% comparativamente a 2019, situando-se nos 1.556 euros. Já o orçamento médio dos portugueses para as férias de verão foi o único dos países em análise que se manteve estável, situando-se nos 1.339 euros.

A maioria dos cidadãos europeus (71%) manifesta uma elevada preocupação em relação à saúde dos seus familiares e amigos no momento de viajar, principalmente os que habitam em Portugal, Espanha, Itália e Polónia. Além disso, o barómetro da Europ Assistance mostra também que os portugueses (75%) são dos mais preocupados com as repercussões económicas da crise sanitária.
A par da Ásia e dos EUA, os portugueses (31%) são os cidadãos europeus que mais ponderam trabalhar a partir do destino de férias.

Já em relação ao meio de transporte de eleição para viajar, os portugueses privilegiam o carro (58%) por se tratar do transporte mais conveniente para chegar ao destino, enquanto 34% escolhe deslocar-se de avião, uma percentagem superior à média europeia que se situa nos 22%. Portugal, Suíça e Bélgica são os países que mais apreciam viajar de avião para se deslocarem até ao local de férias. O hotel (35%) ou uma casa para arrendar (32%) são os tipos de acomodação mais selecionados pelos cidadãos portugueses.

Em conjunto com os italianos, os viajantes portugueses são dos mais empenhados em continuar a contribuir para a diminuição dos impactos ambientais, económicos e sociais das suas viagens, alterando ou intensificando alguns hábitos, tais como: utilizar uma garrafa de água reutilizável (94%), adotar comportamentos sustentáveis não desperdiçando recursos locais (95%), apoiar a economia local fazendo refeições e comprando produtos em estabelecimentos regionais (92%), assim como ficar em alojamentos de proprietários locais (91%).
Questionados sobre o passaporte digital de viagem, cerca de 88% dos portugueses refere que devem incluir políticas de proteção de dados e de privacidade e 85% acredita tratar-se de uma iniciativa que facilita as viagens internacionais, assim como une governos e empresas em torno de um formato universal.

Já em relação aos seguros de viagem, as apólices de seguro em caso de cancelamento devido à pandemia ou necessidade de assistência médica são também muito consideradas pelos viajantes, sobretudo os seguros de viagem que cobrem despesas médicas devido à Covid-19, uma tendência que é transversal a todos os países europeus participantes no estudo.
Cerca de 43% dos portugueses analisa, em primeiro lugar, o preço dos seguros de viagem quando pondera contratar um serviço deste âmbito, sendo o indicador com mais peso na tomada de decisão. Os italianos, portugueses e espanhóis são os mais dispostos a pagar por serviços extra num seguro de viagem.

Em termos gerais, os cidadãos inquiridos no 20.º Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance acreditam que as mudanças adotadas no setor das viagens durante este período atípico são temporárias e preveem um retorno à normalidade nos próximos dois anos. Apenas uma percentagem reduzida dos inquiridos acredita que o impacto da Covid-19 nas viagens terá consequências a longo prazo e, por isso, ponderam viajar com menos frequência ou viajar para destinos mais próximos, assim como referem a necessidade em contratar mais coberturas no seguro de viagem.

Metodologia:
O 20.º Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance foi realizado pela Ipsos, através de um inquérito online a 14.000 indivíduos (amostras nacionais representativas de 1.000 pessoas por país) na Europa (França, Alemanha, Itália, Áustria, Bélgica, Espanha, Polónia, Portugal, República Checa, Suíça e Reino Unido), na Ásia (China e Tailândia) e nos EUA. A pesquisa foi realizada entre 5 e 20 de maio e tem como objetivo oferecer uma perspetiva global dos planos de férias dos cidadãos dos países em questão, de forma a avaliar o impacto da pandemia de Covid-19 no panorama mundial das viagens.

Total Views: 0
Sessão de divulgação do projeto CAFE em São Marcos da Serra
ALGARVE 2030: 3 milhões de euros para tornar as áreas empresariais algarvias mais competitivas
Intermarché investe 4 milhões de euros em nova loja no Algoz
Vicentina faz, em Tunes, sessões de esclarecimento sobre projeto CAFE e Programa PEPAC/DLBC Rural
easyJet celebra o 5.º aniversário da sua base de Faro e reafirma compromisso com a região
TAGGED:20.º Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistancedestino de eleiçãoestudofériasPortugal
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior Câmara de Silves e Universidade do Algarve fazem parceria para investigação do património cultural
Próximo Artigo A nova genética da cor dos olhos
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

XXXIV Festival Gímnico Cidade de Silves
Desporto
Ciclo de Teatro ao Ar Livre 2026 em Tunes e Messines
Cultura Sociedade
Algarve continua a crescer nos principais indicadores turísticos
Algarve
Festa Rua 80 em Silves
Lazer Sociedade
Arraial das Mulheres Social Democratas em Armação de Pêra reforçou convívio e união
Política Sociedade

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?