Ciclo de Workshops da Filarmónica Silvense encerra com Concerto com estreia de obra de Vitorino d’ Almeida

O I Ciclo de Workshops Sociedade Filarmónica Silvense irá ocorrer na Escola Secundária de Silves, nos dias 19 e 20 de junho.

O I Ciclo de Workshops Sociedade Filarmónica Silvense “visa proporcionar aos participantes um serviço público de qualidade através de uma formação artística, cultural e humana, estimulando e valorizando assim os alunos nas vertentes de motivação e humanização.”
Este projeto é da responsabilidade da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Silvense “que ciente da importância do sentimento de pertença e integração social das crianças e jovens, pretende estabelecer elos socioculturais entre os seus alunos e alunos de diversas regiões do país, numa partilha de experiências e vivências socio-musicais.”. Pretender ainda contribuir para a “elevação da cultura musical dos jovens, bem como motivar a sua evolução técnica e artística” e proporcionar uma experiência de trabalho com formadores de renome nacional e internacional.

Os destinatários destes workshops são os alunos de clarinete e saxofone da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Silvense, bem como alunos de escolas de música de bandas filarmónicas, academias e conservatórios de música, entre outros.

Os formadores são Tiago Bentes e Jorge Sousa. Tiago Bentes é clarinetista no Atlantis Quintet, na Banda Sinfónica Armab e Quarteto Caleidoscópio. É também professor na Academia de Música Fortaleza de Valença e no Conservatório de música de Vila do Conde.
Jorge Sousa é saxofonista na Banda Sinfónica Armab e Banda Sinfónica Portuguesa. É professor na Academia de Música de Costa Cabral e Escola Profissional de Música de Espinho.

Concerto Tradição /Inovação
Inserido neste Ciclo de Workshops, terá lugar no Auditório da Escola Secundária de Silves, dia 19 de junho, pelas 21h30, o Concerto Tradição/Inovação- Clarinete, Saxofone e Piano.

Tiago Bento (clarinete) e Jorge Sousa (saxofone) juntam-se a Sérgio de A (piano) e apresentam Tradição / Inovação – um programa musical eclético de compositores europeus. A emblemática obra do compositor francês Francis Poulenc, encomenda feita pelo famoso clarinetista Benny Goodman, apresenta-se dividida em três andamentos e leva-nos numa viagem musical cheia de alusões à música do compositor russo Sergei Prokofiev.

Segue-se uma estreia em absoluto de um recente trabalho do ilustre compositor português António Vitorino d’Almeida para saxofone tenor e piano. A obra encontra-se dividida em três partes e Vitorino d’Almeida apresenta música com ilustrações muito distintas.

O clarinetista húngaro Béla Kovács escreveu, em 1994, uma peça baseada nos temas de folclore espanhol que caracterizavam a música ímpar de Manuel de Falla. Por fim, a música do irreverente compositor holandês Jacob TV é-nos apresentada em Grab IT!, uma das peças mais tocadas deste compositor, onde as falas de um prisioneiro condenado à pena de morte são “musicalizadas”.

Para reserva de ingressos: email para filarmonicasilves@gmail.com; tel. +351 926 201 876. Cada ingresso tem o custo de 5 €.

Veja Também

Municípios algarvios reduzem consumo de água, mas não é suficiente

No mês de março, o consumo da água reduziu em 15 dos 16 municípios do …

Um Comentário

  1. Estes workshops são por excelência uma mais-valia para os jovens que estão a iniciar a sua vida artística… Como por exemplo…. Um dos meus filhos no qual tenho muito orgulho no seu interesse pelo saxofone
    Obrigada por existirem

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *