Praias do concelho com bandeira azul e regras

A Bandeira Azul, galardão de qualidade que distingue as praias costeiras, fluviais e lacustre, portes de recreio, marinas e embarcações ecoturísticas, estará hasteada também em 2021 nas praias do Concelho de Silves, nomeadamente em Armação de Pêra e Praia Grande.
Este ano são distinguidas 372 praias, mais 12 que no ano passado, 16 portos de recreio e marinas e 11 embarcações ecoturísticas. No total estão abrangidos 98 municípios, sendo que a região do Algarve é a que tem mais praias galardoadas, com 87 no total, seguida do Norte com 79, do Tejo com 62, do Centro com 46, do Centro com 46, dos Açores com 45, do Alentejo com 37 e da Madeira com 16.
Estes resultados fazem com que Portugal, entre os 53 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul, se coloque no 6º lugar no que se refere a praias costeiras e continue a ser o 2º país com mais praias fluviais galardoadas com Bandeira Azul.

A “Recuperação de Ecossistemas” é o tema escolhido este ano pelo Programa Bandeira Azul, “considerando que a degradação dos ecossistemas tem um impacto direto no bem-estar de cerca 3,3 mil milhões de pessoas, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas”, como afirma a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Os participantes “são desafiados a olhar para os ecossistemas, identificar aqueles que podem recuperar e desenvolver atividades nesse sentido. Por outro lado, também são incentivados a juntar-se e apoiar os que já estão em curso, uma vez que qualquer trabalho beneficia se conseguir o maior número de parceiros possível”, acrescenta a ABAE.
A Cerimónia Oficial de Hastear da Primeira Bandeira Azul em Praia Costeira vai decorrer, no dia 1 de junho, na praia de Moledo, no Município de Caminha; o primeiro Hastear de Bandeira Azul em Praia Fluvial vai realizar-se, no dia 15 de junho, na Albufeira de Santa Clara, no Município de Odemira e o primeiro hastear em Marina, vai ter lugar na Marina de Vila do Porto, Ilha de Santa Maria em 5 de junho.

Regras para frequentar praias mantém-se
Entretanto foi já anunciado, pela ministra da Presidência, em conferência de imprensa, que este verão se mantém as principais regras aplicadas no ano passado, nomeadamente a obrigatoriedade de utilização de máscara para frequentar os estabelecimentos comerciais existentes nas praias e as casas de banho. Já no areal não será obrigatório usar máscara, mas deve ser mantida a distância entre as pessoas e os toldos.

“Os utentes das praias e as entidades concessionárias devem cumprir as normas e orientações emitidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), assegurar o distanciamento físico de segurança, a etiqueta respiratória e a limpeza e higienização dos espaços, proceder à higienização frequente das mãos, utilizar máscara, quando tal se revele necessário e adequado”.
Está anunciado que haverá algumas alterações “relativas à atividade desportiva no areal ou à utilização de alguns equipamentos de lazer nas praias”, mas estas ainda não foram divulgadas.

Veja Também

Praias do Concelho com Bandeira Azul e Praia Acessível

As Bandeiras Azuis estão, desde o início da semana, hasteadas nas praias do concelho, de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *