ICNF tem 50 mil árvores para oferecer a cidadãos e proprietários rurais

O ICNF  vai comemorar o Dia Internacional das Florestas, que se assinala a 21 de março, oferecendo 50.000 árvores autóctones produzidas nos seus viveiros aos cidadãos e proprietários rurais que desejem fazer plantações nas suas propriedades.

“Restauro Florestal: o caminho para a recuperação e o bem-estar”, é o lema desta iniciativa do ICNF, que lembra que o Dia Internacional das Florestas nasceu  a partir de uma ação levada a cabo em 1872, no Nebrasca (EUA), quando, face à escassez de árvores e florestas, a população decidiu dedicar um dia à plantação de árvores. A iniciativa internacionalizou-se e a Festa passou da Árvore às Florestas e desde 2012 o Dia Internacional das Florestas é comemorado a 21 de março, o primeiro dia de primavera, para celebrar e alertar para importância de todos os tipos de florestas.

Podem recolher árvores para plantação os cidadãos maiores de 18 anos, bem como representantes de entidades privadas sem fins lucrativos, devidamente identificados.  As espécies disponíveis para recolha são: medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras, castanheiros, amieiros, entre outras folhosas. Cada cidadão pode recolher um máximo de 10 (dez) exemplares, enquanto os representantes de entidades privadas sem fins lucrativos podem levantar até um máximo de 50 exemplares;

A distribuição das árvores que  o ICNF tem para oferecer  será feita entre os dias 19 e 26 de março de 2021; nos postos de atendimento selecionados do ICNF, em todo o país. No caso do Algarve, são três os pontos de distribuição:

  • Monte Gordo – Viveiro florestal, 281027355
  • Olhão – Centro de Educação Ambiental de Marim, Quelfes, 289700210
  • Lagos (Chinicato) – Largo do Infantário, Chinicato, 282 402 320

 

O que fazer para obter estas árvores de espécies autóctones?
• Inscrever-se para recolher as árvores através do contacto telefónico do local selecionado ou por email para ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt;
• Identificar-se nos locais de recolha no horário combinado;
• Comprometer-se a remeter uma fotografia da plantação para ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt;
• Partilhar ou permitir a partilha das fotos com a hashtag #ICNFsomosTODOSnos.
O ICNF, por seu lado, fará a divulgação destas plantações nas suas redes sociais.

Veja Também

Tomada de posse dos órgãos autárquicos do concelho de Silves

Decorrem, nos próximos dias, as cerimónias de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos, eleitos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *