Município de Silves institui Dia Municipal de João de Deus

O Município de Silves decidiu estabelecer o dia 8 de março, dia do nascimento do poeta e pedagogo messinense João de Deus, como Dia Municipal de João de Deus.

“Face à importância desta incontornável personalidade, de extraordinário valor municipal e nacional, o Município de Silves instituiu o Dia Municipal de João de Deus”, em homenagem à personalidade que se destacou no séc. XIX com a criação do inovador método de ensino da leitura “A Cartilha Maternal ou Arte de Leitura”, obra pedagógica com a qual combateu o analfabetismo desse século e revolucionou o panorama educativo nacional. Um pensador e autor que se destacou em outros campos literários, revelando-se, também, um eminente poeta lírico do movimento ultra romântico.

Este e outros factos levam a que seja o único algarvio a repousar no Panteão Nacional, local que acolhe algumas das mais importantes personalidades da história e cultura portuguesas de todos os tempos.

“Com a instituição deste dia, o Município de Silves pretende evocar e promover a memória de uma ilustre personalidade do concelho de Silves, quer por se tratar de um pedagogo que revolucionou o panorama educativo português na luta contra o analfabetismo com a implementação de um método de ensino da leitura de tal forma facilitador que muitas mães aprenderam e ensinaram, também elas, os seus filhos a ler; quer, também, por se revelar como um pensador e um poeta, já na altura, respeitado e aclamado em vida pelos pares”, refere Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves, considerando ser “não só uma missão, mas um privilégio, para a autarquia poder comemorar a vida, o talento e a genialidade de uma personalidade tão única e querida do nosso concelho

De salientar que a Câmara Municipal de Silves “é a primeira autarquia de Portugal continental a priorizar e a valorizar uma personalidade das letras e da cultura portuguesa com a criação de um dia em sua memória, contribuindo, assim, para a valorização da identidade cultural do concelho e da região.”

Veja Também

Terra Ruiva, Duas Décadas +1

TUDO é veloz… Creio ter publicado 200 artigos, da minha lavra, no  mensário  da minha …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *