Projeto de Alojamento Local para Aves será desenvolvido nos 16 concelhos do Algarve

Promover um contacto mais direto da população com as aves é o objetivo principal do projeto “Alojamento Local para Aves” que irá ser desenvolvido nos 16 concelhos do Algarve.

O protocolo de colaboração foi assinado entre o ICNF – Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve e a Associação Vita Nativa – Conservação da Natureza, para a execução conjunta do “Projeto nº 359 “ALOJAMENTO LOCAL para AVES” aprovado pela agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA) no âmbito do Programa Participativo Portugal – OPP.”

Assinatura do protocolo entre Castelão Rodrigues, responsável do ICNF e os representantes da associação ambientalista

O projeto, de âmbito regional, foi proposto por Fábia Manuel Pinto Azevedo, dirigente e fundadora da Associação Vita Nativa, e venceu o OPP com um financiamento de 150 mil euros. O mesmo tem uma duração de 24 meses.
Os objetivos do “Alojamento Local para Aves” são o de “fomentar o interesse e proporcionar um contato mais direto da população em relação a avifauna, aumentar a disponibilidade de abrigo às espécies de passeriformes, com enfoque para os chapins e rapinas urbanas, e sensibilizar a população para a importância das aves no bem-estar dos ecossistemas urbanos do Algarve.”

Para tal, serão instalados dispositivos de captação de imagens em caixas-ninho ocupadas para transmissão em direto das imagens obtidas através de uma plataforma online, a criar, de acesso público.

Segundo o ICNF, a concretização do projeto enquadra-se nas competências deste organismo, que “tem por missão propor e executar politicas integradas de ordenamento e gestão do território, em articulação com entes públicos e privados, nos domínios da conservação da natureza, da biodiversidade e das florestas”.

 

 

Veja Também

Tomada de posse dos órgãos autárquicos do concelho de Silves

Decorrem, nos próximos dias, as cerimónias de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos, eleitos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *