Home / Vida / Pessoas / Somos Mesmo Inclusivos Silves – projeto contra a pobreza infantil

Somos Mesmo Inclusivos Silves – projeto contra a pobreza infantil

Somos Mesmo Inclusivos! Este é o mote que dá o nome ao novo projeto da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, de mãos dadas com a Câmara Municipal de Silves, no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social. O mesmo começa agora, no mês de julho, a ser desenvolvido!

Decorria o verão de 2019 quando a Câmara Municipal de Silves lançou o repto à Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines. Executar um Contrato Local de Desenvolvimento Social, co financiando pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português, de forma a impulsionar uma maior coesão social.
O S.M.I.( Somos Mesmo Inclusivos), foi aprovado no passado mês de maio, e iniciará este mês,, com uma equipa pronta e motivada!

Nos meses que antecederam o início oficial do projeto, foram feitos contactos com os presidentes de junta de freguesia, com as equipas de trabalho social do Concelho, com professores, técnicos e instituições locais, de forma a estabelecer parcerias de cooperação e fomentar o trabalho em rede.

Sob a medida inerente ao eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental, preventiva da Pobreza Infantil, o intuito do projeto é trabalhar com crianças/jovens e famílias mais vulneráveis do concelho de Silves, apoiando nas diversas áreas sociais. Todo o projeto foi traçado numa perspetiva de chegar à população, da serra ao mar.

Cientes das distâncias e das discrepâncias sociais associadas às especificidades de cada local, foram desenhadas atividades que envolvessem miúdos e graúdos, potenciando comportamentos e diminuindo o risco de cada família. Convictos de que apenas em equipa é possível apoiar de forma estruturada, o S.M.I. surge como um projeto de todos e para todos!

A equipa, formada por uma coordenadora, uma psicóloga, e dois educadores sociais, irá percorrer todas as freguesias do concelho desenvolvendo acompanhamentos sociais; campos de férias nas pausas letivas para crianças com menos oportunidades; apoio psicopedagógico e ações de informação dentro e fora da escola em parceria com os dois agrupamentos de escolas do concelho; atividades culturais/desportivas em articulação com as associações existentes e promoção de competências parentais, através de ações de formação e acompanhamento familiar.
Um trabalho que se estende às diferentes faixas etárias, sempre com o objetivo de contribuir para o bem-estar da criança/jovem, com apoios direcionados às necessidades especiais e sobretudo um trabalho em rede com os parceiros que já se encontram no terreno.
Juntos num apoio multidisciplinar, à distância de um clique ou de um telefonema. Estamos cá!

Visite a nossa página Facebook: http://Somos Mesmo Inclusivos CLDS 4G

Site: https://sites.google.com/casapovomessines.pt/smi/
Contacto: 967686473

Texto e Imagens: Catarina Seguro Pereira
(Coordenadora CLDS-4G / Casa do Povo SB Messines)

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

Horóscopo semanal, por Maria Helena Martins

5ª Semana Julho Carneiro Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 31 Carta Dominante: Rei …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *