Home / Concelho / Município de Silves avança com 3 Zonas de Apoio à População em Silves, Pêra e Armação de Pêra

Município de Silves avança com 3 Zonas de Apoio à População em Silves, Pêra e Armação de Pêra

São 180 as camas que serão disponibilizadas em três Zonas de Apoio à População (ZAP’s) que o Município de Silves está a preparar, em Silves, Pêra e Armação de Pêra.

Como disse há dias a presidente Rosa Palma, ao Terra Ruiva, a autarquia tem estado a trabalhar com as autoridades de saúde procurando “antecipar cenários” com vista a uma resposta rápida em caso de necessidade.
Nesse contexto, “após validação da Autoridade Local de Saúde estão a ser preparadas três Zonas de Apoio à População (ZAP´s), operacionalizadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Florestas (SMPCF) do Município de Silves, que estarão em condições de entrar em funcionamento durante a próxima semana”.
As chamadas ZAP destinam-se a acolher grupos específicos da população do concelho que necessitem de ficar em isolamento (designadamente para apoio aos lares de idosos), acolher e apoiar, se necessário, elementos das forças da Proteção Civil e do Serviço Nacional de Saúde ou outros a definir pela Delegada de Saúde.

A ZAP de Silves está localizada junto ao Centro de Saúde de Silves, nas instalações do Instituto Piaget. Nesta primeira fase foram instaladas 50 camas, com a possibilidade de reforço. Para o seu funcionamento em pleno, este equipamento aguarda a chegada de uma unidade portátil (contentor) para banhos e higiene, que será totalmente suportada pelo Município de Silves.

A primeira ZAP no concelho, no Instituto Piaget, em Silves

Em curso está a operacionalização de uma segunda ZAP no pavilhão municipal de Pêra e na escola EB1 Pêra – com capacidade de 50 camas, e de uma terceira ZAP no Pavilhão Municipal de Armação Pêra – que apoiará também grupos específicos da população do concelho que necessitem de ficar em isolamento, com uma capacidade instalada de 80 camas”, informa a autarquia.

“A operacionalização destas ZAP’S é o resultado do esforço conjunto entre o Município de Silves, as entidades cooperantes da Subcomissão de Proteção Civil e em particular, o Instituto Piaget de Silves e o Agrupamento de Escolas Silves-Sul, na cedência imediata das suas instalações, o Hotel Vila Galé Náutico (de Armação de Pêra) que, em poucas horas, disponibilizou camas e roupas que permitiram equipar os espaço, contando com a pronta colaboração do Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Silves e Albufeira, que procedeu à montagem e organização do espaço”.

Alojamento para profissionais de saúde e outros 

Além destas medidas, o Município de Silves “articulou com diversos alojamentos locais e unidades hoteleiras de pequena dimensão do concelho a disponibilização de apartamentos para acolher, em caso de necessidade, agentes de proteção civil e do Serviço Nacional de Saúde que necessitem de alojamento durante os seus períodos de trabalho.”

Em comunicado, a Câmara de Silves afirma que “continuará a trabalhar em toda a linha na implementação de medidas que visem não só a minimização do contágio por COVID-19 no concelho mas, também, o apoio à população afetada e endereça o seu sincero agradecimento às entidades externas colaborantes e a todas as equipas de funcionários da Câmara Municipal de Silves, do SMPCF, Logística, Unidade de Máquinas e Viaturas, Acão Social, Higiene e Segurança no Trabalho, Limpeza Urbana entre outras que têm estado, desde o primeiro momento, na linha da frente para garantir a rápida operacionalização de diversos equipamentos de apoio a este grave problema de saúde pública.”

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

COVID-19 – Algarve tem três novos casos

O Algarve regista hoje um aumento de três novos casos de Covid-19, registando agora 366 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *