Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: De “feira” a “mostra”, a laranja é rainha em Silves – Parte II
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
História & PatrimónioSociedade

De “feira” a “mostra”, a laranja é rainha em Silves – Parte II

Vera Gonçalves
Última Atualização: 2020/Mar/Sex
Vera Gonçalves
6 anos atrás
PARTILHE

Em Silves, no edifício da Câmara, encontra-se patente, até ao final do mês de março a Exposição do Arquivo Municipal com o tema «De “feira” a “mostra”, a laranja é rainha em Silves – Parte II»

O Terra Ruiva colabora com esta iniciativa do Arquivo Municipal publicando um resumo da exposição. A versão integral, com o texto e as imagens, está disponível aqui: Expo_DM_março.2020

 

De “feira” a “mostra”, a laranja é rainha em Silves – Parte II

 

A par da chaminé, das amendoeiras em flor, do sol e do mar, a laranja algarvia é um dos símbolos turísticos da região.

Por entre o verde da folhagem, no tipicismo da paisagem algarvia, os laranjais são uma constante, inspirando poetas, associados a tradições locais e utilizando a laranja como tema de materiais de promoção turística e motivo de eventos.

Neste contexto, a Câmara Municipal de Silves, juntamente com outros organismos, realizou ao longo de nove edições, entre 1985 e 1996, a Feira Nacional de Citricultura, popularmente conhecida entre o grande público como Festa da Laranja. Considerado um dos maiores certames do país dedicados à citricultura.

Com o objetivo de possibilitar aos produtores e comerciantes um espaço de divulgação e promoção dos seus produtos, bem como atividades complementares, que iam desde colóquios e concursos à animação e encontros de convívio, o certame foi um êxito, superando muitas vezes as expectativas mais otimistas dos seus organizadores.

Inicialmente, em espaço provisório, no pavilhão do Silves Futebol Clube e depois numa  tenda alugada ao circo Cardinali, no terceiro ano passou para instalações da “Alicoop”, edifício que alberga a atual Biblioteca Municipal, e em 1989 transferiu-se para um espaço privilegiado que a edilidade silvense dispõe para a promoção e organização de certames do género – a FISSUL – complexo com a área coberta de 2000m2, que inclui entre outras, zonas de serviço, uma sala de colóquios e espaço descoberto envolvente.

Paralelamente à Feira Nacional de Citricultura a Câmara Municipal de Silves organizou também dois certames sob a designação de Feira Agrícola (edição de 1991) e um congresso subordinado ao tema da Citricultura (1993).

Em 1998, a Câmara Municipal de Silves, sob a presidência de Isabel Soares, numa iniciativa que visava fazer renascer  a conhecida “Festa da Laranja”, promoveu a Citrisilves 98 – Feira Nacional de Citricultura, entre os dias 17 e 20 de dezembro, na Fissul.

O certame que contou com a apresentação de tudo o que dizia respeito aos citrinos, teve como objetivo apostar na defesa, promoção e consumo dos citrinos do Algarve. Além de um programa de animação, incluiu a realização de dois seminários, bem como a componente gastronómica, disponibilizando algumas refeições, doces e bebidas, confecionados à base de laranja.

Com vista à promoção da laranja, foi estabelecido um protocolo entre as direções regionais de Educação e de Agricultura do Algarve, com o apoio das câmaras municipais e com a parceria de organizações representantes dos produtores de citrinos, a fim de ser distribuído sumo de laranja, a baixos custos, por mais de quarenta escolas da região.

De 8 a 10 de dezembro de 2000, realizou-se a Citrisilves 2000, dividida em duas vertentes: a exposição e os colóquios. A Câmara Municipal de Silves, olhando para o futuro e tendo presentes as sucessivas limitações europeias impostas à produção regional de bens de consumo alimentar, apostava na continuidade da «Citrisilves», como acontecimento económico e social de grande importância estratégica para o sector. A grave crise que a citricultura atravessava refletiu-se nesta edição, tendo havido uma diminuição de afluência, apesar de ter contado com oradores de reconhecido mérito na área da agricultura e da citricultura.

A Citrisilves 2001 – Feira Nacional de Citricultura/Festa da Laranja decorreu de 7 a 9 de dezembro de 2001.

Não obstante os esforços da Câmara Municipal em continuar a apostar na sua realização, este foi o último ano da sua concretização.

De 28 de fevereiro a 5 de março de 2003 a autarquia organizou a I Semana Gastronómica da Laranja, com a colaboração de restaurantes, pastelarias e bares de todo o concelho. Os estabelecimentos envolvidos na iniciativa estavam devidamente identificados e entregavam a cada visitante um acesso para entrada gratuita nos museus e monumentos do município de Silves.

A iniciativa encerrou com uma mostra de produtos elaborados com laranja, na Praça Al-Muthamid, em parceria técnica com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

Em 2016, com Rosa Palma enquanto presidente da edilidade silvense, por forma a realçar as características de qualidades únicas reconhecidas à laranja e demais citrinos produzidos no concelho, surge o Fim de Semana com Sabor a Laranja que realizou-se de 18 a 20 de novembro de 2016, inteiramente dedicado à gastronomia à base de laranja. Foram dezoito os restaurantes aderentes, localizados na cidade de Silves.

Esta iniciativa inseriu-se na estratégia da autarquia de promoção da marca “Silves, Capital da Laranja”, lançada em abril.

Dezasseis anos depois do último grande evento relacionado com a laranja, decorreu, de 17 a 19 de fevereiro de 2017, a 1ª Mostra “Silves Capital da Laranja” que teve como objetivo destacar a citricultura do concelho, os seus produtores e os assuntos inerentes ao sector. Este evento surgiu como mais uma iniciativa promovida pela autarquia para consolidar a marca “Silves Capital da Laranja”, apresentada no dia 9 de abril de 2016 e que tem sido dinamizada em diversas ações.

Produtores, empresas, produtos fitofarmacêuticos, artesãos, entidades locais e regionais deram a conhecer o seu trabalho e debateram os seus problemas. Além da conferência “Laranja XXI” o evento contou com múltiplas atividades pedagógicas e de lazer, Artesanato, muita festa e alegria foi o que este evento proporcionou às mais de dez mil pessoas que por ali passaram durante estes três dias.

Neste mesmo ano realizou-se o 2º Fim de Semana com Sabor a Laranja, de 24 a 26 de novembro de 2017. A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Silves com o apoio da Junta de Freguesia local, Rota dos Vinhos do Algarve e Agrupamento de Escolas Silves Sul.

A 2ª Mostra Silves Capital da Laranja decorreu de 16 a 18 de fevereiro de 2018 com destaque para a citricultura, gastronomia, artesanato e animação musical. Realizou-se mais um ciclo de conferências, nas quais especialistas nacionais e internacionais debateram temas centrais para a produção e produtores de citrinos. As novidades desta edição foram o anúncio oficial da “Rota da Laranja”, um desafio lançado com o propósito de promover e divulgar todo o território do concelho de Silves, da Serra ao Mar, divulgando um vídeo promocional, na Sessão de Abertura, produzido pela Câmara Municipal e realizado pelo silvense João Rosa Ribeiro, e ainda a confeção da maior torta de laranja, com 10 metros.

Cerca de 70 expositores ligados à citricultura, vinhos, agricultura, produtos regionais, doçaria, artesanato e gastronomia, bem como algumas associações e entidades locais e regionais estiveram presentes na 3ª Mostra Silves Capital da Laranja, que decorreu de 15 a 17 de fevereiro de 2019.

Além destas animações o certame foi animado durante todos os dias por vários grupos do concelho e destacou-se com a promoção de mais um ciclo de conferências, bem como do Concurso Regional de Cocktails e a habitual “Marcha dos Namorados”.

Um balão de ar quente, que realizou vários voos estáticos, foi um dos atrativos da edição. Esta foi uma iniciativa que contou com uma espantosa adesão, pese embora as condições atmosféricas adversas.

A visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à Mostra Silves Capital da Laranja foi um dos momentos altos do certame que ganhou uma projeção nacional igualmente pela transmissão, em direto, do programa “Aqui Portugal”, da RTP1, a partir do Castelo de Silves, intercalando reportagens a partir da Fissul.

De destacar ainda a realização, em simultâneo, o 3º Fim de Semana com Sabor a Laranja que decorreu com a participação de 19 restaurantes da cidade.

A 4ª Mostra Silves Capital da Laranja decorreu já este ano, 2020, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, nos mesmos moldes dos anos anteriores.

Colhidas com todo o cuidado, frutificada e tratadas com todo o rigor por um vasto conjunto de agricultores, a laranja é atualmente um dos mais importantes produtos agrícolas do concelho, que gera rendimentos na ordem de milhões de euros, sendo um dos fatores de desenvolvimento local.

Devido à doçura, quantidade de sumo e aroma são uma garantia de qualidade, logo um símbolo do concelho, de tal modo que podemos dizer que em Silves a laranja é rainha.

 

Total Views: 0
Apresentação de livro “O Advento do Quinto Império”, em Messines
Workshop em Silves sobre Educação e Parentalidade Consciente
Dia Internacional da Família assinalado em Silves
PCP Algarve defende política alternativa para a água
Miguel Carvalho apresenta o livro “Por dentro do Chega”, na Biblioteca em Silves
TAGGED:exposiçãofeira da laranjamostra da laranjaVera Gonçalves
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
PorVera Gonçalves
Natural da Sé de Faro, oriunda de S. Brás de Alportel, nascida em 1980. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas variante de Estudos Portugueses e Pós-graduação em Ciências Documentais – Ramo Arquivo pela Universidade do Algarve. Funcionária da Câmara Municipal de Silves, desde 2005, como técnica superior de arquivo.
Artigo Anterior Primeiros casos de infetados com COVID 19 confirmados no concelho de Silves
Próximo Artigo Trânsito interrompido em rua de Messines
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Aula de Zumba Solidária no Algoz
Desporto
Preço das casas no Algarve sobe 10,9% e ultrapassa pela primeira vez os 4.000 euros/m2
Economia Economia & Emprego
GNR identifica burlas por “Falso Funcionário” e alerta para técnica de spoofing
Pessoas Vida
Corte de água em Messines
Concelho
Concluído novo Polidesportivo do Algoz
Concelho Desporto

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?