Home / Sociedade / Cultura / Muitas propostas culturais no 365 Algarve

Muitas propostas culturais no 365 Algarve

De 28 de fevereiro a 1 de março o Festival Out-(in)Verno está em Vila do Bispo, com propostas que pensam a identidade e se dirigem a todos, permitindo um mergulho imersivo na história do Algarve, na história do País. A premissa que conduziu a esta proposta parte da relação intrínseca entre os três eixos: a Arte comunica a Ciência pensando no Património.

O programa do Festival Out-(in)Verno inclui concertos, caminhadas, astronomia encenada e Astro Party, exposições e oficinas. Este projeto assinala o V centenário da Circum-Navegação, e celebra-o com a Astronomia.

Em Monchique, também de 21 de fevereiro a 1 de março, apresenta-se Deus Pierres, um maravilhoso teatro de objetos usados, retirados de gavetas esquecidas: molas da roupa velhas, pedacinhos de fio e cordéis, traves e troncos de madeira banhados pelo mar e pelo vento, caroços de fruta esculpidos.

Deux Pierres

Fascinado pela poesia das assemblages improváveis e pela fadiga dos objetos com que trabalha, Michel Laubu constrói um povo imaginário, oriundo da Turákia, numa espécie de recital visual de chegadas e partidas de anjos, batatas e outras tantas (in)significâncias. Um espectáculo com assinatura Lavrar o Mar.

Diz-me, António, o espectáculo de dança contemporânea que se inspira no universo de António Aleixo, num tributo ao seu nascimento e à sua obra, continua em viagem. Desta feita, passa a 28 de fevereiro por Loulé onde três criadores / intérpretes se reúnem para refletir sobre o Poeta Algarvio.

Silves recebe, a 28 e 29 de fevereiro, mais uma edição do Jazz nas Adegas, com uma formação da terra, os BWN – Band Without Name, composta por amigos que adoram tocar música juntos e proporcionar, a quem os ouve, o prazer de escutarem a musicalidade de versões antigas e atuais de grandes músicos e bandas intemporais. Alguns dos temas que fazem parte do reportório desta banda foram adaptados às sonoridades do jazz, passando ainda pelos blues e pela música country.

A 29 de fevereiro, em Portimão, é tempo de escutar o duo a quatro mãos de Eduardo Jordão e João Vasco – 20 FINGERS – no âmbito do 4.º Festival Internacional de Piano do Algarve.

Com o recital “De Mozart a Chico Buarque”, que se caracteriza por ter ritmo, dança e humor, 20 FINGERS tem recolhido reações entusiásticas do público em salas como o Centro Cultural de Belém, Centro Cultural de Cascais, Teatro Viriato, bem como em temporadas de música como o música.com, em Loulé, ou o Festival Berlinda, no Açores.

Também a 29 de fevereiro, a cidade de Lagos recebe o Street Art Lab que, a partir de um emblemático edifício histórico (antiga cadeia de Lagos), que é hoje um espaço cultural e dedicado à experimentação artística, tem início uma viagem de descoberta da arte urbana presente na cidade de Lagos.

Através de uma visita guiada a obras de alguns dos artistas mais representativos do panorama contemporâneo da arte urbana, o participante é convidado a desvendar possíveis mensagens implícitas nos murais desta cidade-tela, ao mesmo tempo que procura outras particularidades reveladoras da sua importância cultural, histórica e artística.

O programa integra atividades de experimentação e criação, orientadas por um artista convidado. Serão disponibilizados materiais como stencil, tintas, spray, papel, entre outros, e, no final, o participante fica com o trabalho criativo que realizou.

A 4.ª edição do 365 Algarve decorre até maio de 2020 e o ciclo de programação parte de uma ideia de território enquanto paisagem à escala humana, que se pode percorrer a pé. Um conceito desde logo associado à Europa, um continente onde as ligações são feitas à distância de uma caminhada, e que constitui o fio condutor desta edição: a profunda ligação humana ao território, quer física quer metaforicamente.

São mais de 400 iniciativas culturais que o 365 Algarve promove por toda a região e que incluem mais de uma centena de concertos, cerca de 50 espetáculos de teatro e cerca de cem ações relacionadas com o património da região, entre outros eventos.

 

Mais informações sobre a programação 365 Algarve aqui : https://www.365algarve.pt/pt/agenda.aspx

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

GNR inicia Operação Campo Seguro 2020

Começou ontem, dia 1 de junho e decorre até ao dia 31 de dezembro, a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *