Acabar com as cheias em Armação de Pêra – Câmara lança concurso

Resolver o velho problema das cheias no núcleo urbano antigo da Vila de Armação de Pêra é o principal objetivo do concurso público “Requalificação Urbana da Baixa de Armação de Pêra” que foi lançado pela Câmara Municipal de Silves.

O concurso público foi publicado em Diário da República no dia 30 de dezembro e, além de procurar resolver o problema das inundações da zona baixa da vila tem também como objetivo aumentar e redimensionar a capacidade da rede de saneamento.
Segundo a autarquia de Silves, “o complexo e demorado projeto técnico foi executado por gabinete conceituado nacional e internacionalmente sob a liderança do professor Saldanha Matos que já elaborou trabalhos idênticos em Lisboa e Albufeira”.

Armação de Pêra (Foto de Cristina Silva) (Foto de Arquivo)

A 1.ª fase da grande empreitada desenvolve-se em torno do Canal de Descarga das Águas Pluviais para a Ribeira de Alcantarilha (desde a secção inicial sob prédios na Rua Manuel de Arriaga, passando pelos prédios situados na Avenida do Rio) que será renaturalizado e ampliado e na Avenida do Rio.
No troço final do canal serão construídas uma Estação Elevatória de Águas Pluviais (equipada com by-pass, válvula de maré e três grupos electrobomba de 1300 litros por segundo) e uma Estação Elevatória de Esgotos.

Ao longo da ribeira com prolongamento até à Estação Elevatória de Esgotos, da empresa pública Águas do Algarve, será implantada uma conduta elevatória de esgotos. A autarquia informa que a 2.ª fase da empreitada (com lançamento de concurso público previsto para 2020) incidirá nas ruas da baixa da Vila.

Abrange a construção de coletores de águas pluviais com dimensões e pendentes adequadas ao longo da Rua Bartolomeu Dias, Rua Dr. Manuel de Arriaga, Rua do Alentejo, Rua Diogo Cão, Rua dos Pescadores e Rua das Redes e também a reabilitação integral da Estação de Elevatória de Esgotos existente no cruzamento da Rua José Prudêncio Vieira com a Rua Bartolomeu Dias.
A obra inclui ainda a remodelação da rede de abastecimento de água que é constituída atualmente por condutas em fibrocimento.

A 2.ª fase do projeto contempla igualmente a requalificação urbanística ao nível de alguns arruamentos. Fonte do município esclarece que “a intervenção estruturante na Vila de Armação de Pêra obedece à linha de orientação estratégica de remodelação, modernização e consolidação de infraestruturas em todo o concelho de Silves, promovendo uma abordagem articulada e sistémica das redes subterrâneas e adotando uma visão de médio e longo prazos.”

O investimento ascende a cerca de 2,8 milhões de euros, prevendo-se que a obra se prolongue durante o período de 15 meses

Veja Também

Cortes de trânsito, em Pêra, para realização da Via Sacra

O Município de Silves informa que, decorrente da realização da “Paixão de Cristo – Via …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *