Home / Vida / Pessoas / Seniores a conhecer o vinho de Messines

Seniores a conhecer o vinho de Messines

No âmbito do Programa Mês Sénior – Mês do Idoso, os utentes do Centro Cultural e Social João de Deus de S. Bartolomeu de Messines visitaram a histórica Herdade Barranco do Vale.
Aí, foram recebidos pela responsável da herdade, Ana Chaves, que proporcionou uma visita guiada à vinha, explicando as castas existentes e os métodos de produção. Uma explicação acompanhada não só pelos utentes do Centro mas também pela presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines que acompanhou a visita. A seguir houve uma prova de vinhos que ofereceu aos visitantes a possibilidade de conhecer os vinhos que são produtos da sua terra natal.

A Herdade Barranco do Vale situa-se na freguesia de São Bartolomeu de Messines, no lugar dos Campilhos. A propriedade estende-se por cerca de 100ha, onde, além da vinha, existem sobreiros, alfarrobeiras, oliveiras, pinheiros e medronheiros.
A produção vinícola iniciou-se em 2016 com 4 referências: 3 tintos (2 monocastas e 1 blend) das castas aragonez e castelão, e 1 rosé Negra Mole, todos eles classificados como Reserva.
A terceira geração da família, que agora administra a propriedade, pretende combinar o tradicional e autêntico com as técnicas mais modernas.
Às castas existentes, a nova geração já acrescentou castas brancas que começaram a produzir em 2018 e cujas primeiras garrafas chegaram ao mercado em maio de 2019.
“Trata-se de um projeto movido por amor às gerações anteriores e que pretende afirmar-se pela sua qualidade e autenticidade”, como diz a sua responsável.

Veja Também

Holisticamente Falando

Comece por si!   Na expectativa de que queiramos que as coisas aconteçam como fizemos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *