Exposição “Silves no Tempo e pelo Mar Adentro”

A exposição “Silves no Tempo e pelo Mar Adentro”, que explora a relação da cidade com o mar está patente no Museu Municipal de Arqueologia, até maio de 2020.

A proximidade ao mar fez do território de Silves um espaço ocupado pelo Homem desde, pelo menos, a Idade do Ferro, altura em que se funda nas imediações da atual cidade um entreposto comercial que manteve atividade até à época islâmica. É a este último período que remonta a mais antiga fonte escrita alusiva a Silves, que descreve, a partida do porto da cidade do poeta e diplomata Al-Gazali, para ir à terra dos normandos negociar a paz.
Desde aí até aos nossos dias a História encarrega-se de nos contar as suas estreitas relações e do seu território com o mar, tanto na ótica da exploração dos seus recursos, como pelo ponto de acesso através do rio Arade a outros lugares, com os quais mantinha relações comerciais e partilha de ideias.

Assente nesta relação constante e de proximidade ao mar, esta exposição procura passar pelos pontos mais importantes da história de Silves. Começando no longínquo entreposto comercial da Rocha Branca passando pela célebre viagem de Al-Gazali e pelas incursões Vikings no mar do Gharb que a despoleta; pelos tão célebres estaleiros de construção naval que a tornaram rica em época islâmica e notada durante as descobertas; para chegar à partida dos barcos carregados de cortiça para destinos longínquos que marcaram a paisagem ribeirinha da cidade até meados do século XX.

A exposição, composta por informação escrita, imagens e objetos arqueológicos, ajudará a contar esta reciprocidade relacional tão intensa, que Silves sempre manteve com o seu rio, e que a levou pelo mar adentro.

Veja Também

Hora do Planeta: mais de 41 mil horas doadas em Portugal

No passado sábado, dia 23, a Hora do Planeta — uma iniciativa da organização não-governamental …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *