Home / Vida / Pessoas / AL-Férias em Silves, colónia de férias para crianças diferentes

AL-Férias em Silves, colónia de férias para crianças diferentes

O programa de colónia de férias para crianças com deficiência, AL- Férias, terá a sua 4ª edição novamente em Silves, de 5 a 9 de agosto.
Este é um projeto terapêutico que apoiará 18 crianças com deficiência, e irá decorrer no espaço Amigos dos Pequeninos, em Silves”, das 8h30 às 17h30.
Durante estes dias a colónia de férias irá funcionar com um programa de atividades, com um fim recreativo, que inclui uma visita ao Zoomarine, e uma saída à praia de Armação de Pêra, mas também com um objetivo terapêutico, pelo que cada criança é acompanhada por um monitor formado e com experiência na área da reabilitação. As crianças participantes na colónia apresentam diagnósticos de Paralisia Cerebral, Perturbação do Espectro do Autismo, Atraso de Desenvolvimento, Síndromes Raras, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e Trissomia 21.

«Serão 5 dias intensivos a ensinar e a aprender. Todos os momentos vivenciados ao longo da colónia são de aprendizagem: pegar no lápis, ir à casa de banho ou até dizer um simples “Olá” são competências a estimular. O nosso ingrediente especial é “brincar com sentido”!
O projeto é destacado pela forte influência que o adulto tem no apoio direto à criança. Todas as atividades são para cumprir, e para tal as adaptações têm de existir. Iremos realizar uma saída ao Zoomarine e uma saída à praia de Armação de Pêra. As saídas à comunidade têm em primeira importância estimular as crianças em ambientes ricos de sensações visuais, acústicas, afetivas e sociais. Em segunda importância, destaco a sensibilização da sociedade, onde as crianças têm de viver sem medos e onde não devem sentir exclusão», afirma o coordenador do projeto, Fábio Faustino.

«É importante que, ao falarmos do AL-Férias, falemos sobre as colónias de Férias da AAMA – que são o seu pai e mãe – e que têm um grande impacto em Lisboa. O AL-Férias veio ganhar nova morada em Silves. A Junta de Freguesia de Silves, na presidência de Tito Santos, abraçou o projeto dando as ajudas para apoiar as famílias desta região Algarvia.
Na nossa 1ª edição apoiamos 6 crianças, este ano a 4ª edição aumenta a nossa resposta para 18 crianças, onde contamos com 18 monitores e 3 elementos de coordenação (Fábio Faustino, Carine Fernandes e Paula Melo). Os monitores são 18 estudantes voluntários de diferentes faculdades do país, de cursos superiores como Reabilitação Psicomotora, Terapia da Fala, Psicologia e Medicina. No AL-Férias é-lhes proporcionada a oportunidade de aprender e dar carinho, ensinar a respeitar e sensibilizar para cuidar”, afirma ainda Fábio Faustino.

Organizado pela Junta de Freguesia de Silves e pela Associação Actividade Motora Adaptada, este ano o AL-Férias conta com os apoios do Município de Silves, Grupo Desportivo e Cultural do Enxerim, Zoomarine Algarve, Amigos dos Pequeninos de Silves, Crédito Agrícola de Silves, Farmácia A. S. M. João de Deus, Farmácia Cruz de Portugal, Casa de Pasto O Petisco, (Campilhos).

Quem desejar acompanhar este projeto pode fazê-lo através da sua página no Facebook: facebook.com/colonialferias

Veja Também

Holisticamente falando… Comece por si!

Na expectativa de que queiramos que as coisas aconteçam como fizemos a nossa mente crer, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *