Está “dominado” o incêndio de Messines

Embora ainda se oiçam as avionetas e aviões por cima da vila de Messines, o grande incêndio que desde a hora do almoço lavrava na freguesia de São Bartolomeu de Messines foi dado como “dominado”.

No terreno continua, no entanto, um grande dispositivo, não só de bombeiros e outros operacionais como de viaturas, diversos meios aéreos e ainda máquinas de rasto cedidas pela Câmara Municipal de Silves. Os números da Proteção Civil, de há pouco, indicavam: 284 operacionais, 101 veículos, 6 meios aéreos, 15 máquinas de rastro.

Fogo junto à A2

Agora, o incêndio entrará na fase de rescaldo, e haverá que seguir o desenrolar da situação. No centro da preocupação das diversas entidades que estão no terreno, encontra-se o vento muito forte que tem soprado toda a tarde e que não abrandou.

Este fogo teve início hoje, cerca das 12h, em Vale Figueira, em zona de mato, e estendeu-se rapidamente pela freguesia, aproximando-se de várias povoações dispersas e algumas habitações. Mas apenas uma idosa foi retirada de sua casa, por precaução, em Foz do Ribeiro. Outras situações estiveram previstas mas não chegou a haver necessidade.

A registar há, no entanto, a situação de um bombeiro da corporação de Aljezur que sofreu queimaduras de 2º grau nos braços e teve de ser transportado para o Hospital de Portimão.

Para quem circulou hoje à tarde pela Autoestrada do Sul (A2), esta também foi um tarde complicada. Cerca das 14h, foi necessário cortar a autoestrada no sentido Norte-Sul, e posteriormente também no outro sentido, havendo fogo nos dois lados da via. Muitas pessoas que se deslocavam para o Algarve foram apanhadas desprevenidas na estrada e formaram-se filas de vários quilómetros, como se pode verificar em vários testemunhos deixados nas redes sociais. A intervenção da GNR permitiu depois desviar esses automobilistas e toda a operação decorreu em segurança.

Veja Também

Cortes de trânsito, em Pêra, para realização da Via Sacra

O Município de Silves informa que, decorrente da realização da “Paixão de Cristo – Via …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *