Ação de limpeza de fontes em São Marcos da Serra

A cooperativa QRER e a Lugar Comum organizam uma ação de voluntariado para a Limpeza de Fontes em São Marcos da Serra, no dia 26 de julho, às 15h, com o ponto de encontro no café da Azilheira.

«Quando o calor sobe, a água baixa. É tempo de aproveitar para limpar e renovar as águas das fontes. Era assim quando as fontes eram o único ponto de abastecimento de água doce para o consumo humano. Volta a sê-lo agora!», afirma a organização.

«Esta acção conta com o apoio e participação da comunidade local, que nos orientará nas tarefas de limpeza e renovação da água desta fonte. Assim terá a oportunidade de se integrar numa verdadeira “ajudada”, a designação dada nos meios serranos a estas tarefas partilhadas, cuidando de um dos bens mais importantes de qualquer lugar, a água.»

Esta será a primeira acção de voluntariado inserida no nosso projecto “Rio Arade: Percurso das Fontes Boião-Azilheira”, que incide sobre um troço específico da Ribeira de Odelouca, principal afluente do Rio Arade, entre os sítios de Boião e de Azilheira, na freguesia de São Marcos da Serra, concelho de Silves.
Situado na zona natural da Serra, as variações climáticas e a heterogeneidade topográfica originaram uma maior variedade de condições ecológicas de grande beleza, cuja identidade é marcada pela presença da água: a água que corre pela sinuosa Ribeira de Odelouca e a que brota das numerosas nascentes e fontes que aqui se encontram, gerando uma paisagem viva e útil.

Este é um projecto cofinanciado pelo NoPlanetB – AMI – Assistência Médica Internacional, Instituto Camões e pela União Europeia, com o apoio da Junta de Freguesia de São Marcos da Serra e do Município de Silves.  A coordenação é de Patrícia De Jesus Palma, da Lugar Comum.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, em: https://www.facebook.com/events/370831420289921/

 

Veja Também

Alterações climáticas estão a ameaçar mais espécies do que o esperado

Num estudo recentemente publicado pela revista científica Science of the Total Environment, uma equipa internacional de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *