Discutir ambientes saudáveis e amigáveis, em Evento Internacional e Workshop

A Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis vai realizar um Evento Internacional e um Workshop no próximo dia 28 de junho de 2019, nas instalações da CCDR Algarve, em Faro.

A reunião vai contar com a presença de Joan Martin, Diretora Executiva da Louth County Council (a primeira cidade amigável de todas as idades na Irlanda) e Presidente do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas (entidade afiliada da OMS), que vem trazer orientações práticas sobre “Como implementar ambientes amigáveis para todas as idades?

Será também palco para Fernando Machicado, Secretário da CEN-CENELEC e Gestor do Programa de Construção e Acessibilidade da UNE, que irá apresentar o mais recente standard sobre “Acessibilidade e usabilidade de ambientes construídos – Requisitos funcionais” – prEN 17210, desenvolvido sob o mandato M/420 da Comissão Europeia.
A Mesa Redonda trará ilustres representantes de entidades públicas e privadas nacionais que irão trabalhar conjuntamente a questão das acessibilidades e como garantir que estas são devidamente implementadas, nomeadamente no âmbito do financiamento procedente de Fundos Estruturais.

Este evento privilegia a participação dos mais de 70 membros da Rede, mas é aberto a qualquer organização que pretenda assistir ou participar. Para tal, é necessário fazer a inscrição.

Pode ver a AGENDA completa do evento em: https://caritascoimbra.pt/wiki/agenda-2a-reuniao-participativa-da-rede-portuguesa-ambientes-saudaveis-inteligentes-e-amigaveis/

 

Contando com mais de 70 organizações oficialmente registadas como Membros, a Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis reúne parceiros de todas as regiões de Portugal, comprometidos com a promoção de uma agenda conjunta para a implementação de Ambientes inclusivos para todas as idades, com particular incidência nas áreas da Saúde, Apoio Social, TICE e Infraestruturas.

A Rede é dinamizada por um Grupo de Trabalho, sendo a Coordenação Técnica assegurada por Cáritas Diocesana de Coimbra | Carina Dantas e a Coordenação Científica por ESEnfC | João Apóstolo. Tem também um Conselho Consultivo que congrega 9 personalidades de referência a nível nacional. O Prof. Elísio Costa e o Porto4Ageing tem tido um contributo inestimável, sendo um relevante impulsionador deste trabalho na Região do Norte.

A Rede tem já um espaço na EU Health Policy Platform (https://webgate.ec.europa.eu/hpf/). Esta é a primeira rede com um espaço nacional falado em língua não inglesa, que está oficialmente criado nesta plataforma da Comissão Europeia. Integra também o Grupo Internacional de Ecossistemas da European Connected Health Alliance, que abrange mais de 78 países e 16.500 participantes (https://echalliance.com/page/EcosystemsOverall).

A partir da sua primeira reunião participativa, realizada em Coimbra em outubro de 2018, foi elaborado o primeiro Plano de Ação da Rede, apoiado nas seguintes temáticas-chave:

1. Influência nas políticas

2. Modelos de Negócio/Implementação

3. Colaboração e comunicação

4. Saúde e Bem-estar ao longo do ciclo de vida.

O Plano já se encontra disponível online em português e inglês e pode ser consultado na página oficial da rede. Ao longo do Plano são apresentados os diversos desafios, bem como as principais ações a levar a cabo ao longo do ano 2019 para cada uma das temáticas definidas. Em cada área e atividade apresentam-se também participantes e responsáveis em cada ação, bem como a identificação de outputs e resultados. Estes serão alvo de um workshop na tarde do evento, dinamizado pelos vários grupos de trabalho.

Veja Também

Hora do Planeta: mais de 41 mil horas doadas em Portugal

No passado sábado, dia 23, a Hora do Planeta — uma iniciativa da organização não-governamental …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *