Home / Vida / Pessoas / Catarina Santos na Exposição Internacional de Colagem de Varsóvia

Catarina Santos na Exposição Internacional de Colagem de Varsóvia

A jovem messinense Catarina Santos está a participar na 2ª edição da Exposição Internacional de Colage – International Collage Art Exhibition em Varsóvia (Polónia) na galeria Retroavangarda.

Esta exposição, inaugurada no dia 12 de abril e patente até 15 de junho de 2019, é uma das exposições mais relevantes ao nível da colagem, na Europa, organizada nos últimos anos. Expõe mais de 200 trabalhos, de participantes de mais de uma dezena de países que vão desde os Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, Japão, Grécia, França, Brasil, Portugal e outros.

Catarina Santos (Foto de João Mogas)

Catarina Santos diz que o convite para participação surgiu “de uma open call à qual respondi e obtive feedback positivo. O trabalho original que enviei foi a Massive Reflection, de 2018, no qual exploro a linguagem de colagem com técnica mista, adicionando tinta da china, acrílicos, imagens de revistas e fotos tiradas por mim.”

A jovem ilustradora Catarina Santos, é natural do Mouricão, freguesia de São Bartolomeu de Messines. Licenciou-se em Artes Plásticas e Multimédia, no Instituto Politécnico de Beja e acabou por se focar na área de ilustração, começando a desenvolver vários trabalhos e projetos em ilustração artística e ilustração infantil. Atualmente reside no Porto, onde estuda, trabalha e desenvolve o seu trabalho artístico.

“Estou a terminar um projeto de investigação de mestrado, no Mestrado em Ilustração e Animação no I.P.C.A.; com uma componente prática, que culminará numa apresentação de uma curta-metragem cujo som será produzido ao vivo e filosoficamente explora questões do efêmero. A investigação é direcionada para o estudo do conceito de animação experimental e da relação que esta tem com a sonoplastia”, conta ao Terra Ruiva.

 

Colabora também em “projetos como Histórias da Ajudaris, cujas vendas contribuem a favor de crianças com dificuldades financeiras; e na Flanzine, uma fanzine que conta com a colaboração de vários artistas multidisciplinares”.

Massive Reflection, a obra exposta em Varsóvia

A sua atividade profissional é desenvolvida no Espaço Q / QuadraSoltas, “uma associação sem fins lucrativos que se dedica à divulgação da arte e de artistas através do projeto Arte Solta, realizando várias exposições itinerantes pelo Norte do país, levando a uma descentralização da arte. Paralelamente são realizadas exposições com artistas nacionais ou internacionais exteriores ao projeto. O trabalho que desenvolvo é de criação de material gráfico para a divulgação das exposições, gestão de redes sociais e por vezes colaboro nas inaugurações e montagens de exposições.”

Quem quiser conhecer melhor o interessante trabalho desta messinense pode vê-lo em: www.cargocollective.com/catarinasantos.com

Veja Também

Horóscopo Semanal, por Maria Helena

Horóscopo Semanal por Maria Helena Carneiro Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 31 Carta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *