Home / Sociedade / Cultura / Peça “A última noite do capitão” é apresentada em Silves

Peça “A última noite do capitão” é apresentada em Silves

O Teatro Mascarenhas Gregório apresenta no dia 4 de maio, pelas 21h30, a peça “A última noite do capitão”, por Filipe Crawford.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Silves, tem entrada livre.

“Trata-se de um monólogo que relata a vida de Francesco Andreini, cómico dell’arte, afastado das tábuas do palco e nostálgico dos anos de glória da comédia italiana dos finais do sec. XVI, e que escreve uma carta ao seu antigo mecenas. Esta carta será a chave que abre o álbum de recordações dos sucessos obtidos há mais de 400 anos.

A encenação é austera, sem recurso à música ou a efeitos de luz, transitando entre a tragédia e a comédia, entre a alegoria e a crua realidade, num registo de teatro intimista onde sobressai o relato pungente de Andreini, e a fantasia do Capitão, personagem que, segundo Julio Vélez-Sainz, seria o gérmen inspirador de Don Quixote de Cervantes”

Filipe Crawford é o intérprete desta versão portuguesa da peça de Cabezas, também ele comediante especialista na Commedia dell’Arte, que, com 60 anos, assume aqui a personagem de um velho ator que já foi famoso e se encontra agora esquecido e na miséria. Além do interesse histórico e teatral da peça, que é uma lição de teatro, pretende-se com a sua temática alertar também para a precariedade trágica da vida dos artistas, muitas vezes condenados a um fim de vida votados ao esquecimento.

Veja Também

V Semana Cultural, Desportiva e Recreativa Freguesia de Silves

Está a decorrer, de 17 a 19 de maio, a V Semana Cultural, Desportiva e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *