Home / Economia & Emprego / Economia / Município de Silves sobe a nível regional e nacional, no Ranking dos Municípios

Município de Silves sobe a nível regional e nacional, no Ranking dos Municípios

O Município de Silves subiu 10 posições no Ranking Nacional dos Municípios e 2 posições no Ranking Regional, no estudo anual divulgado pela Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©.
No contexto dos 308 municípios portugueses, Silves está este ano na 66ª posição, o que representa um avanço de 10 posições relativamente ao ano anterior, quando ocupou a 76ª posição.
Já no que se refere ao ranking dos municípios algarvios, Silves subiu este ano duas posições, ocupando agora o 7º lugar, e deixando a 9º posição que ocupou o ano passado.

Este estudo avalia a performance e a atratividade da marca dos 308 municípios portugueses em três categorias: Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver). Os resultados e posições dos municípios no Ranking resultam de um análise baseada em dados quantitativos estatísticos e digitais. A metodologia é composta por três variáveis base: a económica turística e social, representada por dados estatísticos; a procura através das pesquisas online, captadas pela ferramenta Digital Demand – D2©; e a performance online, através da análise dos sites e das redes sociais oficiais de cada concelho.

Segundo esta análise, no ranking regional, Silves teve uma subida em duas destas categorias: nos Negócios subiu três lugares da 10ª posição para a 7ª; e no Viver passou da 9ª posição para a 7ª. Regista uma ligeira queda na categoria Turismo (Visitar), passando este ano para a 9ª posição, quando no ano passado estava na 8ª.

No que respeita à procura online um dos temas ou “brandtags” mais procurados sobre o município continua a ser o de “locais históricos”.

 

Destaques sobre o Algarve no Portugal City Brand Ranking© 2019

Nesta 6ª edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, Faro continua a ser a grande referência da região algarvia. Tal como no ranking de 2018, a Região do Algarve apresenta pequenas variações mas muitas mudanças nas posições. O grande destaque vai para Portimão (+1) que consegue pela primeira vez saltar da 3ª posição do Ranking Regional do Algarve para o 2º lugar e estrear-se também na liderança da Dimensão Visitar algarvia.

Apesar da ligeira descida, Albufeira (-1) continua firme no pódio em todas as dimensões da região. Tavira (-1) foi ultrapassada por Loulé que melhorou o seu desempenho de forma considerável no âmbito dos Negócios. Já a meio da tabela, Silves (+2) recupera as duas posições cedidas na edição passada do PCBR©, relegando Vila Real de Santo António (-1) e Olhão (-1) para as posições que detinham na edição de 2017. No Ranking Algarvio houve ainda lugar para mais uma mexida: Lagoa (+1) sobe ao 12º lugar deixando o 13º para Monchique (-1).

O ano de 2018 foi de grandes variações no D2© dos municípios algarvios que viram as pesquisas por negócios aumentar em 32%, sendo que “Empreendedorismo” foi o tópico que mais cresceu. Já no âmbito do Turismo, “Parques Naturais” está entre os tópicos que mais cresceu.

Veja Também

Sindicato critica condições nas Conservatórias do Algarve e quer mais balcões em Silves

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas denunciou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *