Home / Concelho / Alerta para perigo de incêndio e proibição de queimadas

Alerta para perigo de incêndio e proibição de queimadas

Todo o território de Portugal Continental está em situação de alerta para perigo de incêndio rural, no período entre hoje, dia 27 de março, e o próximo domingo, dia 31 de março.

Foram também proibidas as queimadas em todo os distritos do continente.

Estas medidas foram tomadas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil tendo em conta que o IPMA prevê um quadro meteorológico para os próximos dias caracterizado por tempo seco e aumento gradual da intensidade do vento. A temperatura máxima também atinge valores acima do normal para a época, entre os 25ºC e 28ºC nas regiões do Sul.  

 

MEDIDAS DE AUTO-PROTEÇÃO

A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja de nível MUITO ELEVADO ou superior, não é permitido:

A queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, bem como a que decorra de exigências fitossanitárias de cumprimento obrigatório, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa.

A ANPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

 

 

Veja Também

10º aniversário do CNRLI festeja-se em Silves, com a presença do secretário de Estado, João Catarino

O Castelo de Silves recebe amanhã, dia 27 de novembro, a celebração do 10º Aniversário …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *