Home / Sociedade / Cultura / Silves assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Silves assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A Câmara Municipal de Silves (CMS) assinala, amanhã, dia 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), uma iniciativa que este ano terá como tema “Património Intergeneracional: novos intervenientes”.

O programa alarga-se até dia 22 de abril de 2018.

O programa para o dia 18 prevê diversas atividades, que se iniciam  com um Jogo de Pistas, no Castelo de Silves. Nesta atividade o participante terá de ir desvendando para poder aceder à etapa seguinte e assim concluir a sua prova.

“Passaporte do Tempo” é a atividade que está prevista das 14h às 16h, a decorrer no Centro Histórico. O objetivo será guiar os participantes pelo centro histórico de Silves com o apoio do seu “Passaporte do Tempo”. Este será levantado no Centro de Interpretação do Património Islâmico – local de partida – e vai guiar os participantes pelo centro histórico de Silves.

Entre as 16h00 e as 17h30 haverá animação de Rua com o grupo ALFANFARE, que fará paragens no Castelo, Escadas da Sé, Praça do Município e zona comercial.

O dia 18 de abril terminará pelas 18h30 com uma palestra de Manuel Castelo Ramos, intitulada “Silves e o Algarve na Arquitetura dos Descobrimentos”. Nesta palestra, Manuel Castelo Ramos fará um periplo pelos monumentos algarvios mais relevantes edificados durante a época dos descobrimentos, dando maior enfoque aos monumentos desse período edificados no Concelho de Silves.

Seguindo a mesma lógica e procurando que os restaurantes da cidade possam também usufruir de maios afluência de público, a iniciativa “Menus com História” conta com a segunda edição, que este ano decorre até dia 22 de abril. Para além da ementa habitual, os restaurantes participantes criam um menu inspirado em receitas históricas, menu esse que terá um valor fixo e igual (ver programa próprio com entidades aderentes e menus disponíveis).

O Programa do DIMS, no dia 21 de abril, pelas 10h, permitirá uma visita guiada ao património de Alcantarilha, desafiando a população a visitar os monumentos de Alcantarilha – Castelo, Igreja da Misericórdia, Igreja Paroquial e Capela dos Ossos. O ponto de encontro para esta iniciativa será no Antigo Mercado, na Travessa do Castelo e está sujeito a marcação prévia.

O DIMS foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Para além disso e porque junta muitas nações do mundo, celebra a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património.

 Mais informações  e inscrições: Sector de Património Cultural: telefone 282 444 854 | email: patrimoniocultural@cm-silves.pt

Veja Também

Festa religiosa em Armação de Pêra

Em Armação de Pêra irá decorrer a Festa em Honra da Nossa Senhora dos Aflitos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *