Plano de Saúde do Barlavento define metas para Silves

As principais linhas de orientação do Plano Local de Saúde do Barlavento Algarvio 2017-2020 foram apresentadas numa sessão realizada em Silves, com as presenças de Paulo Morgado, presidente da ARS Algarve, Leonor Bota, diretora do ACES Barlavento e Luísa Conduto Luís, vereadora da Câmara Municipal de Silves.
Este evento, aberto ao público em geral, deu a conhecer o documento estratégico para a saúde elaborado sob a coordenação da Unidade de Saúde Pública do ACES Barlavento e da ARS Algarve, em colaboração com os responsáveis de saúde primários e do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, bem como com os municípios e as redes sociais dos Concelhos do Barlavento Algarvio, designadamente de Silves.
Na ocasião foi apresentado o referido Plano Local de Saúde que pretende dar resposta às principais necessidades e problemas identificados pelos vários parceiros, assim como as medidas a tomar, os eixos estratégicos a implementar até 2020, as metas para esse trabalho e outros aspetos.
De entre as principais necessidades de saúde da população do Barlavento Algarvio destacaram-se cinco objetivos: diminuir a morbi-mortalidade por doença mental; a morbi-mortalidade por diabetes mellitus; a prevalência de excesso de peso/obesidade; a morbi-mortalidade por doença cérebro-vascular.
Foi ainda definida a necessidade de aumentar a promoção da saúde oral e a prestação de cuidados de saúde oral nas unidades de saúde do Barlavento Algarvio.

Metas para o concelho de Silves
No que se refere a objetivos concretos de ação no Concelho de Silves, o Plano Local estabelece as seguintes:
– aumentar o número de consultas de medicina geral e familiar e de enfermagem
-apoiar e desenvolver o projeto Diabetes na Serra
– desenvolver um projeto de prevenção e controle do excesso de peso em meio escolar (UCC Rio Arade)
– aumentar a proporção de utentes com consulta de saúde oral
– promover a educação para a saúde

Reconhecendo a carência de meios humanos no Centro de Saúde de Silves e suas Extensões, o documento recomenda a colocação de mais profissionais destas áreas, apontando a necessidade de realizar também visitas ao domicílio, bem como a colocação de um profissional de nutrição/dietética.
Para 2018, está prevista a aquisição de cadeiras para tratamentos dentários para permitir a colocação de um higienista oral em Silves.
Para os municípios em geral recomenda-se que até 2020 tenham iniciativas viradas para o emprego protegido, para pessoas com necessidades de saúde especiais, e às empresas que promovam oportunidades para a realização de atividade física e de relaxamento nas suas sedes.

Veja Também

André Boto é o Fotógrafo Europeu do Ano, pela terceira vez

O fotógrafo silvense, André Boto, venceu, pela terceira vez, o prémio de Fotógrafo Europeu do …

2 Comentários

  1. Sempre com ótimas matérias!!

  2. Aponatamentos muito bons como sempre! Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *