Home / Concelho / Silves é uma das pré-finalistas no concurso “7 Maravilhas à Mesa”

Silves é uma das pré-finalistas no concurso “7 Maravilhas à Mesa”

Foram anunciadas as 49 pré-finalistas ao concurso “7 Maravilhas à Mesa” e a candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Silves é uma delas, segundo acaba de ser divulgado.

Ao concurso deste ano apresentaram-se 182 candidaturas, de todas as regiões de Portugal. Numa primeira fase, estas candidaturas foram analisadas por um painel de 77 especialistas e um conselho científico que apurou as 49 pré-finalistas que serão votadas pelos portugueses, em galas semanais que irão ser transmitidas pela RTP, de 22 de julho a 16 de setembro.

“A ideia desta edição era bastante ambiciosa, pois obrigava a fundir numa experiência de território, a gastronomia, os vinhos e azeites e roteiros turísticos. O que também dificultou a tarefa de eleger as pré-finalistas. Mas a verdade é que se conseguiram reunir propostas muito inovadoras e que projetam o interesse pela descoberta do país, o que, na verdade, constitui o objetivo principal desta iniciativa: a promoção dos grandes valores da identidade nacional”, explica Luís Segadães, presidente das «7 Maravilha».

Este concurso, que vai na sua sétima edição, lançou este ano o desafio de eleger as melhores “mesas” do país, sendo que as candidaturas tinham de obedecer a algumas condições: incluir gastronomia, vinhos e azeites e roteiros turísticos e apresentarem produtos produzidos na sua região.

Nesse contexto, a candidatura local tem o nome “Silves: Da Serra ao Mar” e pretende “materializar os produtos, tradições e cultura gastronómicas” do concelho de Silves, segundo a presidente da Câmara, Rosa Palma.

«Temos elementos alusivos mais ao interior (Serra/barrocal) e outros alusivos ao litoral (Mar), pois era nosso desejo que as três unidades geomorfológicas (Serra, Barrocal e litoral) apareçam “sentadas à mesa”», conclui a autarca e reforça: «Para além disso, Silves possui excelentes vinhos, produtos de uma qualidade que se pauta pela excelência e que são o acompanhamento perfeito de qualquer bom prato. Temos, pois, as condições ideais para que Silves possa ser uma das “7 maravilhas” à mesa”».
Como elemento gastronómico vindo da serra, a candidatura destaca o javali. “O Ensopado de Javali, carne de sabor delicado e um pouco exótico, acompanhado por uma fresca e arrojada salada de rúcula, agrião, hortelã e laranja, será o rei desta mesa, onde também estará presente uma Feijoada de Buzinas, que junta o apreciado molusco gastrópode de delicado sabor marítimo ao feijão colhido e plantado no interior do concelho. Dá-se, desse modo, uma imagem do sector mais a sul do concelho, onde é possível degustar iguarias marítimas, mas que congregam igualmente elementos do interior, permitindo proporcionar uma simbiose harmoniosa entre a frescura do litoral e a herança cultural alicerçada por uma influência mourisca”, explica a autarquia.
Na transição entre a serra e o litoral, encontra-se o barrocal, com os seus citrinos, pelo que nesta mesa também estará presente a Laranja de Silves.
Para acompanhar estes pratos, “foram selecionados três vinhos, que permitem apreciar todas as nuances das propostas apresentadas”: Barranco Longo Rosé 2015; Paxá Sauvignon blanc 2014; Quinta do Francês 2015.

«Queremos que Silves possa estar presente com os seus produtos que, sobretudo, são a marca das suas gentes e da sua capacidade de trabalho e de criação: o que comemos, a nossa gastronomia é mostra da nossa sensibilidade, do nosso olhar atento à natureza que nos rodeia, é sinónimo da nossa franqueza e capacidade de acolhimento e, sobretudo, da nossa capacidade de gostar de tudo o que é verdadeiramente bom», conclui Rosa Palma.

Público irá votar nas maravilhas

O processo de eleição das Maravilhas segue o percurso de anos anteriores: da lisya original resulta uma lista de 49 pré-finalistas, 7 por cada região do país. Estas 49 mesas pré-finalistas serão votadas pelo público, para eleger as 7 Maravilhas à Mesa, uma mesa por cada uma das 7 regiões de Portugal.
As “7 Maravilhas” continuam a realizar-se em parceria com a RTP, com José Carlos Malato e Catarina Furtado como apresentadores.
As propostas de mesas tiveram uma validação científica, a cargo da Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR), uma rede que engloba 17 instituições politécnicas, com o objetivo de garantir que todos os produtos apresentados a concurso são uma fiel representação da região.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Sinalização temporária em ruas de Silves

A Câmara Municipal de Silves informa que, a partir de hoje (16 de abril)  será …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *