Home / Concelho / Município de Silves adere ao movimento “Light It Up Blue” para sensibilizar para o autismo

Município de Silves adere ao movimento “Light It Up Blue” para sensibilizar para o autismo

A Cruz de Portugal estará iluminada de azul,  no dia 2 de abril. Esta foi a forma que o Município de Silves encontrou para apoiar o movimento “Light it up blue” / “Iluminar de Azul” , que pretende sensibilizar os cidadãos para a problemática do autismo.

Este movimento foi lançado pela Associação Vencer o Autismo e pela Autismo Speaks e está espalhado por todo o mundo, com um convite que consiste em iluminar de azul edifícios públicos, monumentos históricos, habitações e outros. Também famílias e  indivíduos podem juntar-se a este movimento ao vestir roupa azul neste dia, ao colocar nas suas redes sociais a cor azul e a frase “Azul para brilhar, uma luz sobre o autismo” ou iluminando a sua casa com esta cor, bastando colocar um filtro de iluminação para cobrir a já existente.

 

A Vencer Autismo e Autism Speaks

A Vencer Autismo foi fundada em Novembro de 2010 por um grupo de pais qualificados, que frequentaram uma formação nos EUA que tem ajudado na recuperação de centenas de crianças.

A Autism Speaks foi fundada em Fevereiro de 2005 por Bob Wright e Suzanne, avós de uma criança com autismo.

O autismo é um transtorno neurobiológico complexo que inibe a capacidade de uma pessoa comunicar e desenvolver relações sociais, e é muitas vezes acompanhado de desafios comportamentais. Perturbações do espectro do autismo são diagnosticadas 1 em cada 88 crianças, 1 em 54 rapazes nos Estados Unidos, afetando cinco vezes mais rapazes que as raparigas. Daí o Centro para Controlo e Prevenção de Doenças ter chamado o autismo como uma questão de saúde pública nacional, cuja causa e cura permanecem ainda desconhecidos.

A missão da Vencer Autismo e Autism Speaks é mudar o futuro de todos os que lidam com perturbações do espectro do autismo, sensibilizar a opinião pública sobre o autismo e seus efeitos sobre os indivíduos, famílias e sociedade, e para levar a esperança a todos, fornecer informações, recursos e formação contribuindo para que as pessoas com autismo reduzam ao máximo a sua condição autista e assim possam viver uma vida com liberdade e autonomia.

Veja Também

Câmara entrega duas viaturas a Junta de Freguesia de Messines

A Câmara Municipal de Silves procedeu recentemente à entrega de duas viaturas à Junta de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *