Home / Vida / Saúde & Bem Estar / Médico que trabalhou em Silves e farmacêutica acusados de burla e falsificação de documentos

Médico que trabalhou em Silves e farmacêutica acusados de burla e falsificação de documentos

O Ministério Público da 2ª Secção de Portimão do DIAP de Faro acusou para julgamento por tribunal coletivo um médico de 65 anos de idade e uma farmacêutica de 60 anos de idade, pela prática de crimes de burla qualificada e de falsificação de documentos.

De acordo com a acusação, entre 2010 e 2013, os dois arguidos, na altura casados um com o outro, desenvolveram um elaborado esquema fraudulento para obterem valores à custa do Serviço Nacional de Saúde.

O arguido, que exercia no Centro de Saúde de Silves, usava dados pessoais dos utentes do Serviço Nacional de Saúde para emitir receitas forjadas relativas a medicamentos comparticipados pelo Estado e entregá-las à arguida que, por seu turno, sem dispensar efetivamente os medicamentos, as remetia ao Serviço Nacional de Saúde e obtinha, desse modo, os valores das comparticipações. Terão sido forjadas e obtidas as respetivas comparticipações de centenas de receitas médicas, causando ao Estado um prejuízo de mais de 74.000 euros, segundo adianta o Ministério Público.

O arguido foi demitido em 2014 na sequência de processo disciplinar instaurado pela Inspeção-Geral da Saúde.

Além dos dois referidos arguidos foi também acusada uma sociedade farmacêutica unipessoal pertencente à arguida.

O Ministério Público indica na acusação duzentas e vinte e três testemunhas e deduziu pedido de indemnização cível em representação do Estado – Administração Regional de Saúde, para ressarcimento dos prejuízos sofridos.

O processo, cuja investigação se revestiu de alguma complexidade, foi dirigido pela 2ª secção (especializada) de Portimão do DIAP de Faro, com a coadjuvação da Polícia Judiciária de Portimão

Veja Também

Horóscopo Semanal, por Maria Helena Martins

Horóscopo Semanal Carneiro Carta Dominante: O Mundo, que significa Fertilidade. Amor: Que o Amor e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *