Home / Sociedade / Educação / Danças com Livros, na Biblioteca Municipal de Silves

Danças com Livros, na Biblioteca Municipal de Silves

Ana Martins estará no dia 10 de fevereiro, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal de Silves onde dinamizará uma sessão de mediação do livro e da leitura com base musical. A iniciativa, intitulada “Danças com livros”, é dirigida a crianças dos 5 aos 10 anos e suas famílias e requer inscrição prévia.

«Será uma tarde onde, através de atividades criativas, as crianças irão gradualmente realizar uma incursão no mundo da dança, descobrindo as potencialidades do seu próprio corpo, aliando a imaginação de cada um. Nesta sessão pretende-se incentivar a exploração livre do movimento de cada criança, sendo o ato de criar uma história um pretexto na descoberta do movimento como forma de expressão e de desenvolvimento de ideias. A partir daqui, e através de atividades que incentivem ao movimento, em grupo, constrói-se uma história contada apenas através do corpo.», informa a autarquia.

Para mais informações, os serviços da Biblioteca Municipal de Silves podem ser contactados pelo telefone 282 440 899 ou pelo email biblioteca@cm-silves.pt.

O projeto Danças com livros

Há histórias que se contam sem palavras, que se contam em silêncio. Há histórias que vêm e não vão, que nos ficam no corpo, que vão dançando connosco…

Os livros são portas abertas para novos mundos. Levam cada um a viajar por universos, tempos e espaços. Um livro é um mundo. É como um sonho que se vai construindo a cada página.

A dança partilha este universo mágico com as histórias dos livros. Numa coreografia um corpo é um sem fim de possibilidades. O corpo pode ser uma história por si só, ou o veículo para que ela se construa. Num corpo cabe todo um mundo.

Pretende-se através desta oficina uma abordagem ao livro através do corpo.

Pretende-se que o corpo seja o veículo da história, de onde a história surge.

 

Ana Martins nasceu em Lisboa, em 1983. Licenciada pela Escola Superior de Dança no ano letivo de 2004 / 2005. Frequentou o Curso de Coreografia integrado no Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística em 2005. Integrou a Formação Intensiva Acompanhada no C.E.M., enquanto estagiária de criação em 2008/09.

O seu primeiro contacto foi com a dança clássica, tendo iniciado os seus estudos com Wanda Ribeiro da Silva e Ana Caldas. Da sua formação artística salienta nomes como Mathilde Monnier, Lia Rodrigues, Laurence Louppe, Lisa Nelson, Francisco Camacho, João Fiadeiro, Clara Andermatt,Vera Mantero entre outros. Na sua formação integra também cursos de teatro, composição musical e novas tecnologias aplicadas à dança.

Como intérprete, salienta os trabalhos realizados com Olga Roriz (​Stand By; By Me; Cariátides​ ).

Das suas criações destaca: ​Momentos (2004); ​Umwelt (2005); ​Subterrâneos do Corpo (2006) (Premiada pelo Institute International Musique Électroacoustique de Bourges em 2007, pela música original), ​REFLEX (2009) (Selecionada para os Jovens Criadores ’09), ​Solitude​ (2010) e ​Submerso​ (2011).

Na sua experiência profissional na área pedagógica, já trabalhou enquanto professora de Dança Criativa, Clássica e Contemporânea na Escola Cesário Verde, Colégio Pedro Arrupe e Academia Vozes em Conserto.

Atualmente trabalha na Biblioteca São Lázaro, onde é responsável pela área de literatura infanto-juvenil, onde programa e organiza as atividades.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Os atestados de bom comportamento moral e civil até ao 25 de Abril de 1974

Exposição “Os atestados de bom comportamento moral e civil até ao 25 de Abril de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *