Home / Vida / Pessoas / Um ilustre Silvense em Estarreja

Um ilustre Silvense em Estarreja

António Mota Godinho Madureira, médico veterinário, nasceu em Silves, a 05-12-1912, e faleceu em Estarreja, a 16-03-1996. Filho de António Godinho Madureira, Inspetor Escolar, e de Sofia Godinho Madureira. Completou o Liceu em 1930, no Liceu Passos Manuel, em Lisboa. Licenciou-se em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, em 26 de Agosto de 1935.

Colocado em Melgaço, onde foi nomeado Inspetor Municipal de Sanidade Pecuária, em 30 de Abril de 1936.
Devido à sua atividade profissional, fixou residência em Estarreja, onde foi nomeado, em 20 de Junho de 1936, Veterinário Municipal e, posteriormente, Inspetor Municipal de Sanidade Pecuária dos Concelhos de Estarreja e de Murtosa, cargo que passou a denominar-se Médico Veterinário Municipal.
Nestes dois Concelhos se manteve por várias décadas, acumulando com os cargos de Consultor da Nestlé e da fábrica de chocolates Favorita. Em 1940, foi o pioneiro a lançar o alerta sobre a necessidade da criação da Ordem dos Médicos Veterinários. Em 1944, era Diretor dos Serviços e Fomento da Sociedade de Produtos Lácteos (Nestlé) e, aí, promoveu os primeiros concursos pecuários. No ano seguinte, em 1945, era já Assistente Médico Veterinário da Secção de Fomento Leiteiro da SPI, onde iniciou uma nova etapa do seu desenvolvimento, com o apoio dispensado à lavoura e, dentro do mesmo espírito, o incremento da zona agrícola.
Em 31 de Dezembro de 1947, fundou uma Sociedade Agrícola na “Quinta do Marinheiro”, propriedade do seu amigo Professor Doutor Egas Moniz, com o objetivo de ser uma exploração pecuária e de comércio de bovinos leiteiros.
Em 1953 foi um dos fundadores da EMA – Empresa de Madeiras, Lda. Em 1969 foi um dos fundadores do Vet Clube da Torreira, onde durante mais de uma década foi Vice-Presidente e membro da Direção. António Madureira foi, por longos anos, em Estarreja, Presidente da Comissão Municipal de Assistência e Sócio fundador do Rotary Clube de Estarreja.
Desde 1961 foi acionista da Mondego e em 1966 foi um dos fundadores da Inflora – Sociedade de Investimentos Florestais. Em 24 de Outubro de 1991, a Sociedade Portuguesa Veterinária de Artes e Letras atribui-lhe o título de Sócio Especial, o que aconteceu pela primeira vez na história daquela instituição.
Ao longo da sua vida, foi publicando diversos trabalhos e participando em diversas conferências, relacionados com a sua atividade profissional, dando especial atenção aos lacticínios.

O seu nome faz parte da Toponímia de Estarreja: Rua e Travessa Doutor António Madureira.
Faleceu em 16 de Março de 1996, sem geração, na sua casa em Estarreja.
A importante coleção de artes decorativas de António Madureira está exposta na casa por ele habitada e transformada em museu em 1988, e que é hoje a Casa Museu Marieta Solheiro Madureira.
.A coleção está exposta em quinze salas, onde se podem observar obras de arte portuguesas e estrangeiras, de elevada qualidade, dos séc. XIV a XX.

Fonte: Câmara Municipal de Estarreja
Texto de Manuel Lopes

Veja Também

Bombeiros de Silves com inscrições abertas

A Associação Humanitária de Bombeiros de Silves têm as inscrições abertas para a Carreira de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *