Home / Sociedade / Cultura / Exposição Evocativa do Centenário de José Vitoriano ( com correção de horário)

Exposição Evocativa do Centenário de José Vitoriano ( com correção de horário)

Uma Exposição Evocativa 1917-2017 do Centenário do Nascimento de José Vitoriano será inaugurada em Silves, no dia 19 de janeiro, às 21, na Biblioteca Municipal de Silves.
Ainda nesse dia, haverá uma sessão evocativa que contará com a participação de Manuela Bernardino, militante do PCP.
A evocação deste centenário irá continuar durante o ano de 2018, estando prevista a reedição do livro da historiadora Maria João Raminhos Duarte, “José Rodrigues Vitoriano, O Operário Construído”, editado pela Junta de Freguesia de Silves em 2006, e também a colocação de um busto em data e local que oportunamente serão divulgados pela Câmara Municipal de Silves, a entidade promotora destas comemorações.

O silvense José Vitoriano tornou-se operário aos 13 anos e cedo se iniciou na luta antifascista, tendo sido preso várias vezes, cumprindo 17 anos de cativeiro. Militante do PCP, foi membro do Secretariado do Comité Central. Deputado eleito pelo Algarve e depois por Setúbal, de 1977 a 1989, exerceu o cargo de Vice-presidente da Assembleia da República, o cargo mais alto até hoje ocupado por um silvense.
No 1.º mandato presidencial de Ramalho Eanes, José Vitoriano foi agraciado com a “Ordem da Liberdade”.
José Vitoriano faleceu a 3/02/2006, vítima de cancro na pleura.

De referir ainda que a entrada na exposição é livre e que a mesma pode ser vista, até ao dia 27 de janeiro, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h30 e aos sábados das 14h às 18h30.

 

Nota: Foi feita uma alteração à hora de inauguração da Exposição. Inicialmente marcada para as 16h30, foi posteriormente alterada, pela organização,  para as 21 horas. 

Veja Também

Central de Lamas em Messines, projeto esteve parado durante anos mas vai avançar agora

O projeto de construção de uma central de tratamento das lamas produzidas pelas ETAR do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *