Home / Concelho / Aberto concurso para a obra de modernização da rega do Benaciate

Aberto concurso para a obra de modernização da rega do Benaciate

A Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão tem aberto o concurso para a “Empreitada de Modernização da Rede de Rega do Bloco de Benaciate”, na freguesia de S. Bartolomeu de Messines, uma obra no valor de 1 milhão e 900 mil euros.
A empreitada consiste na substituição de 13.354m de condutas em fibrocimento da rede de rega do perímetro de emparcelamento do Benaciate por outras em PEAD e execução de novos hidratantes de rega junto dos existentes.
Este investimento é comparticipado em 85% dos custos por fundos comunitários sendo o restante suportado pelo Estado.
A modernização desta rede de rega abrange cerca de duas centenas de agricultores.

Como o Terra Ruiva noticiara, (abril de 2017), esta obra integra-se no Programa Nacional de Regadio aprovado pelo Governo, para possibilitar a reabilitação de 42 mil hectares de regadio, de 20 perímetros de rega, entre os quais o do Benaciate. Este surge na lista da “Modernização dos Regadios Prioritários”, assim classificados por serem “os mais estruturantes ao nível das várias regiões”.
Segundo os números anunciados pelo Governo, são 154,7 milhões de euros que irão ser utilizados para a reabilitação da rede nacional de regadio, de Chaves a Lagos, mais 45 milhões que serão destinados à construção de infraestruturas de regadio em mais de 6000 hectares, em todo o país.
Este plano é financiado em grande parte, pelos fundos comunitários do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), estando algumas obras a decorrer e outras em processo de adjudicação.
De acordo com a estratégia definida para o sector, no período 2014-2020, o objetivo principal é o de colocar o regadio público a funcionar a “um só ritmo”, o que será possível ao dotá-los de “igual capacidade de gestão dos recursos”.

Veja Também

“O desafio do futuro é a qualidade” – Piscinas Municipais de Silves atingem níveis de excelência

A Escola Municipal de Natação foi distinguida pela Federação Portuguesa de Natação com a Certificação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *