Home / Algarve / I Jornadas Técnicas da Direção Regional de Cultura do Algarve

I Jornadas Técnicas da Direção Regional de Cultura do Algarve

As I Jornadas Técnicas da Direção Regional de Cultura do Algarve debruçaram-se sobre alguns dos projetos inscritos no CRESC 2020, entre os quais a obra do Portal da Sé de Silves.

Estas jornadas tiveram lugar no dia 11 de outubro e segundo a nota de imprensa desta entidade foram promovidas “sob o entendimento de que a partilha técnica entre os que atuam numa mesma instituição permite um melhor conhecimento das ações em desenvolvimento”.

«Foram apresentados os projetos inscritos no CRESC 2020, aprovados, que se especificam: Fortaleza de Sagres, Castelo de Paderne, Portal da Sé de Silves, Ruínas Romanas de Milreu e Alcalar e, ainda, um dos projetos transversais em desenvolvimento – Lojas com História. A agenda iniciou-se com um Balanço da Atividade desenvolvida, desde 2013 até Setembro de 2017, com a apresentação da evolução de alguns indicadores relativos: a evolução do quadro de pessoal; a evolução do orçamento total e das receitas próprias; a evolução dos apoios atribuídos (em valor e número de associações); o número de visitantes nacionais e estrangeiros nos monumentos afetos.
As concretizações efetuadas nestes anos, e as dinâmicas em curso mereceram também uma referência especial, considerando relevante: a mudança de instalações, de imagem e de página de Internet; a criação de novas normas de apoio à Ação Cultural e à Edição; a criação do prémio Maria Veleda; o Programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVaN) e a parceria do Café com Letras, assim como a consagração do Promontório de Sagres como Marca do Património Europeu e a inscrição dos “Lugares de Globalização” na lista indicativa das candidaturas da UNESCO a Património Mundial.
A apresentação e discussão da partilha do trabalho inter pares sobre os monumentos, com obras previstas e em curso, foi um momento de aprendizagem e troca de saberes, reconhecido como muito positivo.
O lema proposto Cultura e Património no Algarve, valores a reforçar e a democratizar para o Plano Estratégico da Direção Regional de Cultura do Algarve para 2015-2018 foi um desafio partilhado e cumprido por todos.

Na fase de apresentação das propostas de melhoria contínua para a ação da DRCAlg foram colocadas e debatidas questões de caratér técnico e financeiro, reconhecendo-se que as mesmas nem sempre conseguem ser conhecidas e compreendidas de forma alargada.
O objetivo desta partilha técnica foi atingido e considerado uma mais valia entre palestrantes e assistentes, pois permitiu não só conhecer o trabalho desenvolvido inter pares mas também a troca de informações que possibilita um ganho na prossecução dos projetos comuns.
As próximas jornadas ficaram agendadas para o próximo mês de dezembro e terão como tema “Dinamização, Ação e Comunicação Cultural”. É intenção que as Jornadas Técnicas ocorram em média 3 vezes no ano, sendo a primeira, em cada ano, dedicada às questões de gestão da organização, ao seu funcionamento e orçamento, e debate sobre a exposição técnica dos assuntos relacionados.»

Veja Também

Assembleia Municipal Extraordinária em Silves

A Assembleia Municipal de Silves reúne em sessão extraordinária no dia 21 de setembro, pelas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *