Home / Desporto / Caminhada solidária no Algarve para ajudar Associação Alzheimer Portugal

Caminhada solidária no Algarve para ajudar Associação Alzheimer Portugal

O Algarve vai  acolher a  caminhada solidária promovida por Alzheimer Portugal, que se realizará em três cidades distintas:

· Tavira: 17 de setembro, às 09h00
· Portimão: 17 de setembro, às 09h00
· Lagos: 24 de setembro, às 9h00

Como informa a associação, a Alzheimer Portugal vai promover o Passeio da Memória, a maior iniciativa anual da Associação, nos próximos dias 17 e 24 de setembro, em Portimão, Tavira e Lagos. A iniciativa insere-se nas comemorações do Mês Mundial da Doença de Alzheimer que pretende despertar a atenção da população portuguesa para a problemática das demências que afetam mais de 180 mil pessoas.

O Passeio da Memória “tem como objetivos informar e consciencializar sobre a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da Doença de Alzheimer e, sobretudo, acerca da importância do diagnóstico atempado”, explica José Carreira, presidente da Alzheimer Portugal. E acrescenta “todas as famílias merecem que possamos ajudá-las desde logo no combate ao estigma, que é um dos grandes desideratos deste passeio”.

A iniciativa solidária que se realizará em Tavira, no dia 17 de setembro, terá inicio às 08h30 e o ponto de encontro será na Praça da República. No mesmo dia, mas em Portimão, a caminhada começará às 09h00 e sairá da Antiga Lota de Alvor.
Já no dia 24 de setembro, em Lagos, a caminhada terá inicio às 09h00 e o ponto de encontro será no Mercado Municipal de Lagos.

A inscrição, que reverte integralmente para a Alzheimer Portugal, tem um custo de 5 euros. Para mais informações ou inscrições, pode consultar o site: http://passeiodamemoria.org

A Alzheimer Portugal é a única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente constituída com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas com doença de Alzheimer e dos seus familiares e cuidadores. Pode consultar o site da associação através do endereço www.alzheimerportugal.org

A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, número que pode atingir os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135.5 milhões. A doença de Alzheimer assume, neste âmbito, um lugar de destaque, representando cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência (World Health Organization [WHO], 2015).

Veja Também

Reunião para preparar a “nova aventura Refood”

No dia 22 de setembro, no Centro Paroquial de Algoz-Tunes, às 15h, irá realizar-se uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *