Home / Concelho / Atletas e personalidades de várias áreas homenageados no Dia do Município

Atletas e personalidades de várias áreas homenageados no Dia do Município

Atletas, personalidades de várias áreas e representantes de instituições foram homenageados no Dia do Município, que se comemorou a 3 de setembro, data que assinala a conquista de Silves aos mouros.

Na sessão solene, a presidente Rosa Palma salientou a importância da data e do passado histórico da cidade de Silves. Perante a plateia com muitos atletas medalhados e pessoas que se têm distinguido nas suas áreas, Rosa Palma focou também a questão do sucesso, considerando que “trabalhamos individualmente para o nosso sucesso” mas que é o conjunto de sucessos “em cadeia e solidários” que nos permitem “atingir o crescimento e o progresso”. A presidente da Câmara, elogiou o esforço dos homenageados, considerando que «são exemplos daquilo que queremos que possa existir cada vez mais na nossa cidade, no nosso concelho, para o engrandecer e levar mais longe, no país e no mundo», pessoas que «trabalharam com grande empenho para melhorar o nosso território, ficando, aos nossos olhos, como marcas de sucesso, do sucesso que desejamos e sonhamos para todos».

As personalidades distinguidas foram as seguintes:
Na área AGRÍCOLA: Joaquim Mourinho, natural do sítio dos Medeiros (Silves).Abacates, citrinos, diospiros e romãs são as culturas que desenvolve e que, com grande qualidade, promovem o concelho dentro e fora de fronteiras.
Na área EMPRESARIAL: Rui Vieira Guerreiro, natural de Silves. Em 1977 abriu a conhecida e famosa “Marisqueira Rui” que ainda hoje funciona, além de ter criado o agora Hotel Colina dos Mouros.
Na área CULTURA E PATRIMÓNIO – ASSOCIAÇÃO CULTURAL E MUSICAL: Rancho Folclórico de Messines– Criado em 1981 por Orlando Frade, este rancho tem desenvolvido um importante trabalho de recolha dos usos e costumes da freguesia de S. Bartolomeu de Messines, tendo também uma Escola de Folclore.

Rancho Folclórico de Messines homenageado pelos seus 40 anos de trabalho

Na área CULTURA E PATRIMÓNIO – TEATRO: Maria Luísa Anselmo, natural de Portimão, em Silves desenvolveu uma importante ação enquanto fundadora e diretora do grupo de teatro GRUTA, e também do grupo de teatro ASSABA. Colaboradora do Terra Ruiva entre 2000 e 2016.

Luísa Anselmo, a alma do teatro em Silves

Na área CULTURA E PATRIMÓNIO – LITERATURA E INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA: João Vasco Reis– Natural de S. Bartolomeu de Messines, tem desenvolvido um extenso trabalho enquanto historiador e investigador, tendo publicados mais de 20 livros sobre a história regional. Ligado ao Agrupamento 181 de Silves tem desempenhado várias funções diretivas no Corpo Nacional de Escutas.

João Vasco Reis, homenageado por trabalho de investigação histórica

Na área SOCIAL: António Brito, bombeiro da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Silves e José Joaquim Beijinha, bombeiro da Corporação dos Bombeiros Voluntários de SB Messines. Ambos dedicaram abnegadamente, longos anos das suas vidas ao serviço destas instituições e das populações, que, em diversas situações de risco beneficiaram da sua disponibilidade e generosidade. Ao distinguir estes dois bombeiros, distingue a autarquia todos os demais membros destas corporações que se sacrificam em benefício da sociedade.

Foram ainda distinguidos mais de 150 atletas, pelas suas conquistas individuais e coletivas, em áreas como o Atletismo, a Ginástica, a Ginástica Adaptada, o Andebol Adaptado, a Capoeira, o BTT, a Natação, os Dardos, o Futsal, o Jujitso e a Ornitologia, atletas que representam coletividades do concelho de Silves ou que, a título individual, participaram em provas internacionais, nacionais e regionais, tendo alcançado lugares de pódio.

Veja Também

Balão de Silves anda pelo país… e chega à cidade em fevereiro

A marca Silves Capital da Laranja está a ser promovida, por iniciativa da Câmara Municipal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *