Home / Algarve / Centro Hospitalar do Algarve faz investimentos na área da cardiologia de intervenção e imagiologia

Centro Hospitalar do Algarve faz investimentos na área da cardiologia de intervenção e imagiologia

O Centro Hospitalar do Algarve – CHAlgarve investiu cerca de 430 mil euros, na área da Cardiologia de Intervenção “para iniciar a requalificação e reposição da capacidade técnica através do upgrade do equipamento de Hemodinâmica, um equipamento vital para garantir a continuidade da prestação de cuidados de saúde diferenciados nesta especialidade e, mais especificamente, no apoio à única unidade do Algarve com Via Verde Coronária”.
Na sequência deste investimento, no Hospital de Faro, que foi anunciado recentemente, procedeu-se “essencialmente na reabilitação e atualização da atual plataforma tecnológica instalada no laboratório de hemodinâmica para a tecnologia mais recente no mercado com melhores especificações ao nível da capacidade térmica e taxa de dissipação, justificando uma melhor performance durante a realização de exames, uma imagem com maior resolução e eliminando a necessidade de paragens durante os exames para arrefecimento da ampola. Como explicou o médico Victor Brandão, coordenador da unidade de Hemodinâmica, “este é um equipamento de última geração e este modelo é o terceiro instalado no mundo. Em termos de equipamento estamos à frente”. Destacando as vantagens e especificidades técnicas do equipamento, o cardiologista sublinhou a importância do investimento, pois o atual equipamento veio substituir um equipamento que já se encontrava obsoleto e com 14 anos de trabalho intenso.

Melhores ressonâncias e TAC
«Quanto aos dois principais investimentos em curso no Serviço de Radiologia da unidade de Faro do CHAlgarve consistem no upgrade da Ressonância Magnética e nas obras preparatórias para a instalação de um novo aparelho de Tomografia Computorizada (TC).

No que respeita à Ressonância Magnética trata-se de um “investimento global de 400 mil euros que permitirá a realização dos exames de forma mais agilizada e com maior produtividade, bem como a realização de técnicas de exame de maior complexidade diagnóstica que, atá à data, não eram realizadas no CHAlgarve”, como explicou o médico radiologista Jorge Pereira, coordenador do serviço de Imagiologia da Unidade de Faro.

Quanto ao segundo investimento, a instalar no final de 2017, trata-se de um equipamento de Tomografia Computorizada (TC) de última geração, com 128 cortes, num investimento de cerca de 500 mil euros, o qual irá permitir a realização de exames especiais nas áreas de Pediatria, Angiologia e Cardiologia, que a partir dessa data podem ser realizados no CHAlgarve, sendo simultaneamente o único equipamento desta nova geração no Algarve.
Para além disso, este equipamento irá evitar que o CHAlgarve tenha que recorrer aos exames realizados no exterior, nomeadamente nos períodos de paragem do outro equipamento de TC de 16 cortes atualmente em funcionamento, representando uma poupança anual de cerca de 300 mil euros.», como informa o CHAlgarve.
«Esta é apenas a parte já concretizada do plano de investimentos apresentado no início do janeiro no qual a administração sinalizou à Tutela cerca de 19 milhões de euros de investimento necessários para o triénio 2017-2019 no sentido de repor a capacidade técnica do Centro Hospitalar do Algarve nas mais diversas áreas e criar as condições para o seu desenvolvimento.»

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Dormidas de portugueses em alta no Algarve

Os estabelecimentos hoteleiros e similares do Algarve registaram cerca de 700 mil dormidas em fevereiro, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *