Home / Vida / Saúde & Bem Estar / A influência das cores na alimentação

A influência das cores na alimentação

Por trás da cor dos alimentos, esconde-se informação sobre aquilo que contribui para a nossa saúde e bem-estar. Graciela Moreira, especialista em nutrição e cozinha da Pronokal Group® (www.pronokal.com) explica que podemos classificar as frutas e legumes em cinco grupos organizados pela cor: verde, amarelo e laranja, vermelho, roxo e branco. Cada alimento dentro destes grupos contém substâncias concretas com efeitos funcionais e benéficos para a saúde.

VERDE: O verde é a cor mais abundante na natureza. Está presente na alcachofra, acelga, brócolos, espinafres, alfaces, espargos, kiwi, abacate, etc. São alimentos ricos em magnésio, que favorece o relaxamento muscular e diminui a sensação de cansaço; ácido fólico, importante durante a gravidez, para que o bebé cresça adequadamente; luteína, um antioxidante; e fibra e potássio, que melhoram a digestão e previnem a prisão de ventre e doenças cardiovasculares.

AMARELO E LARANJA: As frutas e legumes destas cores ajudam a manter uma pele saudável e a reforçar o nosso sistema imunitário. Neste grupo, encontramos a cenoura, a abóbora, a manga, os cítricos ou o pêssego. Estes alimentos contêm antioxidantes como: beta-caroteno, que nutre e protege a pele; potássio, ácido fólico e vitamina C, um poderoso antioxidante que ajuda na absorção de ferro.

VERMELHO: Este grupo é composto por alimentos como o tomate, o pimento vermelho, o morango ou a framboesa. São uma grande fonte de vitamina C, magnésio e ainda contêm fitoquímicos, que previnem vários tipos de cancro e ajudam a diminuir o risco de doenças do sistema urinário.

ROXO: Os alimentos desta cor combatem o envelhecimento e diminuem o risco de alguns tipos de cancro. A este grupo pertencem alimentos como a beterraba, a beringela, o mirtilo, a ameixa, o figo, a amora ou uva preta. São ricos em antioxidantes e fitoquímicos.

BRANCO: Alho, cebola, alho-francês, pepino, cogumelos, couve-flor, maçã e melão são alguns dos alimentos brancos que contêm fotoquímicos como as antoxantinas ou a inulina. Estes ingredientes naturais estão associados à prevenção de acidentes cardiovasculares e de acidentes vasculares cerebrais.

Apesar destas características diferenciadas, todos os legumes e frutas dispõem de benefícios comuns: são depurativos, têm baixa quantidade de sódio e um alto teor em água, o que favorece a diurese. Para além disso, graças à fibra, ajudam a regular a função intestinal, a glicemia e o colesterol.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Horóscopo Semanal, por Maria Helena Martins

Horóscopo Semanal Carneiro Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 31 Carta da Semana: Cavaleiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *