Home / Concelho / Acesso ao Rio Arade vão ser melhorados, no cais e com uma nova rampa

Acesso ao Rio Arade vão ser melhorados, no cais e com uma nova rampa

Os turistas e os visitantes que chegam e partem da cidade através do Rio Arade e os utilizadores de embarcações desportivas verão as condições de acesso facilitadas e melhoradas com as obras que estão projetadas pela Câmara Municipal de Silves.

A intervenção do Município será feita em duas zonas distintas do rio. De acordo com as informações recolhidas pelo Terra Ruiva, na zona entre o Mercado Municipal e a paragem de autocarros (no sentido da foz), será construído um muro em cubos de pedra maciça calcária, na zona onde não existe nenhuma proteção.

Será construído o muro na zona desprotegida

O muro será prolongado até à zona do cais e ancoradouro, no local das escadas, sendo que estas também serão recuperadas.
De momento está em preparação o concurso público para esta obra que ascende a 67 mil euros.
Na segunda zona de intervenção, junto às Piscinas Municipais, será construída uma rampa para barcos, para facilitar a entrada no plano de água a todas as embarcações que utilizam a margem direita do rio.

Local onde vai ser construída a rampa para embarcações

A autarquia esclarece “que a obra servirá não só os utilizadores de embarcações mas também a realização de provas desportivas como a canoagem que habitualmente ali têm lugar. A rampa será construída em betão com uma largura de 10,30 m e um percurso pedonal paralelo com 3 m de largura, composto de degraus e patamares.
O jardim contíguo será remodelado, sendo criado uma zona de acesso à rampa entre o arruamento e a rampa em calçada grossa”.

Sobre esta obra, o Município informa que a mesma se encontra em fase de projeto.
Estas duas intervenções, que irão alterar substancialmente a ligação ao Rio Arade, integram o Plano de Ação de Regeneração Urbana da Cidade de Silves (PARU) que já possui candidatura comunitária aprovada.

Veja Também

Corte de água em São Bartolomeu de Messines

A Câmara Municipal de Silves informa que o abastecimento de água na zona nascente de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *